quarta-feira, 23 de julho de 2014

Catecismo de São Pio X (Áudio).

O Catecismo de São Pio X é um pequeno e simples catecismo, escrito pelo Papa São Pio X em 1905, com o importante objectivo de popularizar o ensino do catecismo na Igreja Católica e tornar os católicos mais informados e conhecedores da sua fé e doutrina. Este catecismo tinha também a função de resumir o Catecismo Romano, que foi um produto importante do Concílio de Trento.

Características

Este catecismo, publicado inicialmente em italiano, adopta o clássico "método dialógico de perguntas e respostas" 3 para expôr o essencial da doutrina católica, fornecendo por isso um conhecimento teológico básico para todos os católicos 1 . Este método, aliado à sua "linguagem clara e concisa", tornou-se mais adequado à formação dos jovens e adultos católicos do que o Catecismo Romano.

Em 2003, o então cardeal Joseph Ratzinger (mais tarde, Papa Bento XVI), afirmou que o Catecismo de São Pio X "tinha como características a simplicidade de exposição e a profundidade de conteúdos".

Estrutura

Este catecismo, com cerca de 1000 perguntas e respostas, é estruturado da seguinte maneira:

  • Introdução - onde está exposto as principais orações e fórmulas de doutrina católica;
  • Lição Preliminar: Da Doutrina Cristã e suas partes principais;
  • Primeira Parte: Do Símbolo dos Apóstolos, chamado vulgarmente o Credo;
  • Segunda Parte: Da Oração;
  • Terceira Parte: Dos Mandamentos da Lei de Deus e da Igreja;
  • Quarta Parte: Dos Sacramentos;
  • Quinta Parte: Das virtudes principais e de outras coisas que o cristão deve saber - nesta última parte, está exposto a doutrina sobre as virtudes, o pecado, as bem-aventuranças, a Tradição apostólica (oral e escrita), as boas obras (com particular destaque às obras de misericórdia) e os novíssimos.

Actualidade

Em 2003, o então cardeal Joseph Ratzinger (mais tarde, Papa Bento XVI), afirmou que o Catecismo de São Pio X continua ainda válido, porque "a fé como tal é sempre idêntica. Portanto, o Catecismo de São Pio X conserva sempre o seu valor. O que pode mudar é a maneira de transmitir os conteúdos da fé. [...] Mas isso não impede que possa haver pessoas ou grupos de pessoas que se sintam mais à vontade com o Catecismo de São Pio X. É preciso não esquecer que aquele Catecismo [...] era fruto da experiência catequética pessoal de Giuseppe Sarto [...]. Também por isso, o Catecismo de São Pio X poderá continuar a ter no futuro alguns amigos".Mas, Ratzinger ressalvou que o novo Catecismo da Igreja Católica e o seu Compêndio "possam responder da melhor maneira às exigências de hoje".

Download Católico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para que você possa comentar é preciso estar logado.