sábado, 18 de abril de 2009

Despojai-vos do homem velho


Se é que o ouvistes e nele fostes instruídos conforme é a vontade de Jesus, deveis abandonar vossa antiga conduta e despojar-vos do homem velho, corrompido pelas concupiscências enganadoras” (Ef 4,21-22). Aqui está o convite à conversão contínua. Esta conversão começa no batismo, onde deixamos o homem velho, isto é, o modo de vida pagão, para revestir-nos do homem novo, quer dizer, para viver a vida nova em Jesus, segundo a justiça, segundo as inspirações do Espírito Santo. A oposição do homem velho e homem novo salienta que assumir a vida cristã é mudar radicalmente a maneira de comportar-se na vida. Trata-se de comportamentos éticos, de conduta de vida, do modo cristão de viver, recriado definitivamente, segundo a imagem de Deus na qual fomos criados. Não nos estranha que o sol brilhe, que a chuva molhe, que a terra produza plantas e frutos, que o fogo queime, que o gelo esfrie... Tampouco devemos estranhar a prática do bem, pois essa é nossa identidade cristã. Portanto, deixemos o homem velho, a conduta viciada, acomodada. Deixemos a vida camuflada, as falsas razões para viver no comodismo. A nossa consciência nos adverte com suficiente claridade e convicção. Cresçamos em santidade, realizando o projeto de Deus, em Jesus Cristo, como desdobramento do dom divino da fé recebido no batismo. Vivamos autêntica e generosamente nossa vida cristã. Temos conhecido a verdade e não podemos cruzar os braços. Iniciemos cada dia de novo e seremos felizes.O tempo da Quaresma é oportuno para fazermos uma auditoria do que temos feito com o espaço sagrado de Deus. É certo que não basta escrever no portal do templo ou do coração: “Esta é a casa de Deus” e pretender que ali habite automaticamente. É preciso abrir-lhe as portas pela leitura e o ouvir da Palavra, pela participação no culto ou na missa, pela assiduidade aos sacramentos... Ou nossa vida nada mais será que um grande mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para que você possa comentar é preciso estar logado.