Cidade do Vaticano (RV) – “À descoberta do Vaticano”, é o título da coleção de seis DVDs, produzida pelo Centro televisivo Vaticano (CTV) em parceria com a RAI e distribuída encartada no jornal ‘La Reppublica” nas próximas seis quartas-feiras. A obra, que conta maravilhas e segredos do menor Estado do mundo,foi apresentada na manhã desta terça-feira (15), nos Museus Vaticanos.
Os Museus, os Jardins, São Pedro, a Capela Sistina, as salas de Rafael. E ainda o Arquivo Secreto, a Biblioteca Apostólica, mas também as estruturas, os trabalhos, as pessoas, como a Gendarmeria e os Guardas Suíços, que asseguram o regular desenrolar da vida cotidiana do Vaticano, o menor Estado do mundo, quer pela população que em extensão, constituído em 1929 para assegurar autonomia e soberania à Santa Sé. História, beleza e curiosidades guardadas nestes 44 km quadrados dentro dos Muros leoninos são contadas na série de DVDs. Sobre os motivos que inspiraram a realização deste grande documentário, a Rádio Vaticano entrevistou o Padre Edoardo Viganò, Diretor do Centro Televisivo Vaticano:
“Aqui, se cruza a história, a cultura, o testemunho da fé e, acredito que seja importante ajudar as pessoas - que talvez, nunca poderão vir a Roma, ou que vieram para ocasiões tradicionais -, a poder entrar, compreender e sentir-se acompanhadas em uma viagem que conta o menor Estado do mundo, mas que no entanto recolhe absolutamente uma quantidade de peças de cultura, de história, de patrimônio da fé”.
E o responsável pelas imagens, que entrou em locais inacessíveis, jornalista Alberto Angela:
“É como visitar o Vaticano estando em casa, mas sobretudo ver coisas que normalmente não se vêem durante as visitas. Realmente, estivemos em vários lugares que normalmente não são abertos ao público. É um grande livro aberto, o Vaticano, que nós folheamos – digamos – DVD após DVD, mas também tomada após tomada. E também do ponto de vista pessoal, me fez descobrir lugares que eu tinha perto de casa, mas que nunca havia visto”.(JE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Para que você possa comentar é preciso estar logado.