quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Degradação família.

As novelas na família brasileira

Estudo do BID relaciona novelas a divórcios no Brasil

Um estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sugere uma ligação entre as populares novelas da TV Globo e um aumento no número de divórcios no Brasil nas últimas décadas.


Na pesquisa, foi feito um cruzamento de informações extraídas de censos nos anos 70, 80 e 90 e dados sobre a expansão do sinal da Globo – cujas novelas chegavam a 98% dos municípios do país na década de 90.
Segundo os autores do estudo, Alberto Chong e Eliana La Ferrara, “a parcela de mulheres que se separaram ou se divorciaram aumenta significativamente depois que o sinal da Globo se torna disponível” nas cidades do país.


Além disso, a pesquisa descobriu que esse efeito é mais forte em municípios menores, onde o sinal é captado por uma parcela mais alta da população local.

30 de janeiro, 2009


A queda na taxa de natalidade no Brasil está relacionada com a audiência das telenovelas, segundo sugere um estudo realizado no Centro de Pesquisas para Política Econômica da Grã-Bretanha (CEPR, na sigla em inglês).


Segundo o estudo, publicado neste mês, o tamanho pequeno das famílias representadas nas tramas das novelas brasileiras seria distante da realidade e influenciaria as mulheres a desejar poucos filhos.

Dados do Censo indicam que a taxa de natalidade caiu de 6,3 crianças por cada mulher em 1960 para 2,3 em 2000.

De acordo com a pesquisa, esse declínio se deve não apenas pelo hábito de assistir televisão, mas especificamente pela audiência das telenovelas produzidas pela Rede Globo.

"Descobrimos que as mulheres que vivem em áreas cobertas pelo sinal da Globo apresentaram taxa de natalidade muito menor. As novelas mexicanas e importadas transmitidas por outros canais não causaram impacto na natalidade", diz o estudo, conduzido pelos pesquisadores Eliana La Ferrara, Alberto Chong e Suzanne Duryea

17 de abril de 2008


FONTE: BBC


[...]

Já pensou em trocar as horas que você perde assistindo a novela; pela oração do terço?

"ah... mas o Terço demora muito"

Mas pra ficar em frente da tv vendo somente aquilo que não presta...


Pense em colocar na balança o que você ganha com:

- A oração
Sua casa passa a ter paz.
Seus filhos passam a respeitar os pais.
Muitos vícios como a bebida e o cigarro são largados com a força e fé na oração.
Começa a dar mais valor para sua alma em detrimento ao culto do corpo; tão estampado nas telenovelas.

- E com a novela?
Sua filha já pequena começa a imitar os artistas e passa a usar maquiagem.
Seu filho adolescente passa a questionar seus valores e a obediência devida aos pais. Pois seus modelos de conduta são principalmente os atores e suas rebeldias.
Cada um na casa assiste em um quarto diferente seu programa favorito e não há união na família.


Que tal...trocar a novela pelo Terço?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para que você possa comentar é preciso estar logado.