segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Caim e Abel


Adão e Eva tiveram dois filhos Caim e Abel

A História do Jardim do Éden (ou Paraíso Terrestre) terminou com uma grande desgraça; Adão e Eva, pelo seu pecado, foram expulsos dum mundo que era absolutamente bom.

Eles estavam unidos como marido e mulher, mas a sua união ficou comprometida e enublada pelo seu pecado.

- “Adão conheceu Eva, sua mulher. Ela concebeu e deu à luz Caim, e disse: Gerei um homem com o auxílio do Senhor”. (Gn.4,1).

- A seguir, deu também à luz Abel, irmão de Caim. Abel foi pastor, e Caim, lavrador”. (Gn.4,2).

CAIM

Uma palavra hebraica Kayim que pode significar lança ou trabalhador de metais.

Foi o primeiro filho que nasceu de de Adão e Eva :

Quando os dois irmãos faziam os seus oferecimentos ao Senhor, Abel apresentava os melhores cordeiros do seu rebanho e Caim apresentava os primeiros frutos do campo.

Deus rejeitava as ofertas de Caim e aceitava as de Abel.

Nós não sabemos porque é que o sacrifícilo de Caim não agradava a Deus, como não sabemos também como é que Caim descobriu que o seu sacrifício não agradava a Deus,

A história só nos revela a reacção de Caim, que “ficou muito irritado” e a subsequente morte de seu irmão Abel e o respectivo julgamento de Deus a respeito de Caim.

Deus tinha-lhe dito :

- “Porque estás zangado e o teu rosto abatido? Se procederes bem, certamente voltarás a erguer o rosto; se procederes mal, o pecado deitar-se-á à tua porta e andará a espreitar-te. Cuidado, pois ele tem muita inclinação para ti, mas deves dominá-lo”.(Gn.4,6-7).

Estas palavras sugerem que Caim poderia ter controlado a sua inveja e má vontade contra Abel, mas foi só depois disto que ele convidou seu irmão para o campo onde o matou.

- “Entretanto Caim disse a Abel, seu irmão : Vamos ao campo. Porém, logo que chegaram ao campo, Caim lançou-se sobre o irmão e matou-o”. (Gn.4,8).

Como castigo do seu crime, Deus disse-lhe :

- “De futuro serás maldito sobre a terra que abriu a sua boca para beber da tua mão o sangue do teu irmão. Quando a cultivares, negar-te-á as suas riquezas. Serás vagabundo e fugitivo sobre a terra”. (Gn-4,11).

E toda a história de Caim e da sua descendência nos é contada no Génesis a partir do capítulo IV.

O facto de o Senhor aceitar as oferendas de Abel e de rejeitar as de Caim, faz-nos compreender a excelência do sacrifício dos animais sobre os vegetais.

Sobre Caim e Abel, cuja história veio ao longo de muitos anos, de boca em boca, surgiram muitas lendas.

Quando a tradição passou para a palavra escrita, já ia cheia de costumes desse tempo.

Assim a Bíblia diz-nos que Caim teve medo de que o matassem como se houvesse outros povos além da sua família, pelo que o Senhor o marcou com um sinal :

- “E o Senhor marcou-o com um sinal, a fim de nunca ser morto por quem o viesse a encontrar”. (Gn.,4,15).

É que em algumas primitivas sociedades era costume marcar um escravo com algum fim especial e depois o abandonar e isolar, mas com um sinal de protecção.

Em certas tribos até os guerreiros que matavam alguém no campo de batalha se deveriam purificar.

Em algumas localidades acreditava-se que o contacto com um assassino podia trazer má sorte e até poluir o solo, pelo que deveria ser marcado para ser identificado.

Estes hábitos, que eram muito posteriores ao tempo de Caim, podiam entrar na sua vida na altura em que a tradição oral passou para a escrita.

Seja como for, a marca de Caim tornou-se uma expressão proverbial de culpado de um pecado de sangue, que não pode ser expiado.

Caim foi, portanto, para longe da presença do Senhor e foi residir na região de Nod, ao oriente do Éden :

- “Caim afastou-se da presença do Senhor e foi residir na região de Nod, a oriente do Éden”.(Gn.4,16).

O significado do nome de Caim sugere-nos que ele teria encontrado e usado o metal, que depois ficou a pertencer à tradição dos seus descendentes :

- “Por seu lado Cila deu à luz Tubal-Caim, pai daqueles que fabricavam todos os instrumentos de cobre e ferro”. (Gn.4,22).

Na descendência de Caim, a Bíblia atribui a um homicida a fundação da primeira cidade, e à sua descendência a civilização própria do tempo em que o hagiógrafo escrevia : civilização do cobre e do ferro, da espada e dos instrumentos musicais.

É um juízo desfavorável dos hebreus, nómadas e pastores, contrários à civilização sedentária e urbana dos cananeus (cf.Jer. 35/1-11; Os.2/16).

Este último povo foi vencido pelos hebreus, quando da sua ocupação da Palestina.

Mas este mal é actual ainda hoje.

As grandes cidades despersonalizam o homem, fazem dele um número na massa e favorecem o crime, os bairros da lata, a droga...

É precisa imaginação para defender o homem contra tais perigos...

As referências a Caim no Novo Testamento, apresentam-no como protótipo do mal :

- “Pela fé, Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim, e mereceu ser chamado justo” ... (Heb.11,4).

- “Não seja como Caim, que era do maligno, e matou seu irmão. Porque o matou? Porque as suas obras eram más, ao passo que as do irmão eram justas”. (Jo.3,12).

- “Ai deles, porque seguindo pelo caminho de Caim e por causa do lucro deixaram-se seduzir”. (Jud. 1,11).

ABEL

É um nome de etimologia desconhecida, mas que pode significar Vaidade, Ninharia; mas mais provavelmente derivaria do termo acádio Apiu que significa Filho, e que poderia sugerir uma origem mesopotâmica da história.

Abel foi o segundo filho de Adão e Eva e, portanto, não se sabe exactamente em que época viveu.

Abel era pastor e seu irmão Caim trabalhava na agricultura.

Julga-se que quando ambos ofereciam ao Senhor as primícias dos frutos do seu trabalho, Abel oferecia em sacrifício, o seu melhor cordeiro, enquanto Caim oferecia os frutos que já não utilizava para si; mas nada temos que isto se prove.

Assim o Senhor aceitava com mais agrado as ofertas de Abel do que as de Caim, pelo que Caim teve inveja de seu irmão e um dia convidou-o para saírem para o campo e uma vez aí Caim matou seu irmão Abel.

Talvez porque Abel oferecia ao Senhor os melhores cordeiros do seu rebanho, a história considera que são melhores os sacrifícios de animais do que os sacrifícios dos produtos da terra.

No Novo Testamento Abel é mencionado como vítima inocente do crime.

..”.a fim de que sobre vós caia todo o sangue inocente que tem sido derramado sobre a terra, desde o sangue do justo Abel”. (Mt.23,35).

... “a fim de que se peça contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo, desde o sangue de Abel até”... (Lc.11,50-51).

O seu sacrifício é louvado em relação ao de Caim, e o seu sangue exige vingança, fala com menos força que o de Cristo.

... “de Jesus, o mediador da Nova Aliança, e de um sangue de aspersão que fala melhor do que o de Abel”. (Heb .12,24) .


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