Chama-se Catecumenato ao período de tempo durante o qual, as pessoas não baptizadas, que se querem tornar membros da Igreja pelo Baptismo, se preparam nos vários estágios da sua iniciação cristã.
O Catecumenato destina-se, portanto, à formação moral e espiritual para a fé, administrada a homens e mulheres, e a que se dá o nome de Catecúmenos.
Guia-os através de uma participação activa na fé e na vida da Igreja e convida-os a serem fiéis testemunhas de Cristo.
A partir de 1960, o Concílio Vaticano II promoveu a restauração e renovação do Catecumenato.
E em 1972 foi publicado o Rito da Iniciação Cristã dos Adultos, que apresenta os quatro estágios e a celebração litúrgica que levam os adultos a uma plena iluminação dentro da comunidade da Igreja.
A prática da iniciação de candidatos adultos na vida cristã, começou nos primeiros tempos da Cristandade.
Todavia, através dos séculos, o Baptismo começou a ser administrado às crianças e a prática da iniciação cristã dos adultos, perdeu quase toda a sua importância e oportunidade.
Só agora, depois da publicação do Rito da Iniciação Cristã dos Adultos, muitas dioceses e paróquias começaram a organizar a Iniciação dos adultos, pelo Catecumenato.
Os ritos celebrados durante o período do Catecumenato destinam-se a ajudar a comunidade dos fiéis a descobrir o Espírito de Deus através dos candidatos adultos.
A comunidade devia assim sentir uma autêntica renovação da sua Aliança com o Senhor Jesus.
O Concílio Vaticano II insiste em que os Catecúmenos devem ser guiados gradualmente a entrarem na Igreja.
O Catecumenato guia-os à plenitude da sua vida em Deus, através da recepção dos Sacramentos da iniciação cristã, o Baptismo, a Confirmação e a Eucaristia.
Através desta caminhada espiritual a Igreja pede que toda a comunidade dos fiéis aprofunde a sua crença na mensagem do evangelho e que a sua vida seja um testemunho de Cristo.
Em algumas Paróquias é usado completamente o Rito da Iniciação Cristã dos Adultos durante um período de nove meses, que termina com a Quaresma, a Páscoa e o Pentecostes.
Os candidatos recebem os Sacramentos da iniciação cristã na Liturgia da Vigília Pascal.
Os quatro estágios são os seguintes :
1)- Pré-Catecumenato. - Depois dos seus dados de identificação, eles são instruídos no que significa ser um Cristão Católico.
São bem-vindos à Comunidade e começam a receber instrução religiosa.
2)- Catecumenato. - Eles aprendem como seguir a Jesus e a pertencer à comunidade dos fiéis.
São preparados para aceitarem a lei e as normas da Igreja.
3)- Iluminação. - Os candidates são escolhidos pela comunidade para receberem os sacramentos da iniciação cristã, para se tomarem iluminados.
A celebração central do Catecumenato é na liturgia da Vigília Pascal.
4)- Mistagogia. - (iniciação nos mistérios da religião). Tomam parte numa catequese pós-baptismal.
Participando nos mistérios da fé, procuram levar outros à participação e crescimento no amor de Deus e tomarem parte na comunidade dos fiéis.
Qualquer pessoa adulta, ainda não baptizada, que pretenda pertencer à comunidade da Igreja católica deve dirigir-se ao seu Pároco para se inscrever no Catecumenato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Para que você possa comentar é preciso estar logado.