segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Papa Gregório I.


São Gregório I Magno O.S.B.
64º papa
NascimentoRoma, Itália,
540
Eleição3 de Setembro de 590
Fim do pontificado12 de Março de 604 (64 anos)
AntecessorPelágio II
SucessorSabiniano

São Gregório I Magno O.S.B (Papa)
Gregorythegreat.jpg
São Gregório Magno
Papa, Padre latino e Doutor da Igreja
Nascimento?540 em Roma, Itália
Morte12 de Março de 604
Veneração porIgreja Católica
Igrejas Orientais
Igreja Anglicana
Festa litúrgica3 de Setembro
 Portal dos Santos
Gregório I, OSB (ca. 540 — 12 de Março de 604), dito São Gregório Magno, foi o 64º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Pontificou de 3 de Setembro de 590 até a data da sua morte. Era monge beneditino. É um Doutor da Igreja e um Padre latino.

Gregório nasceu em Roma numa família da aristocracia tradicional e principal romana, filho de Gordiaus e de Santa Sílvia, de apelido Anícia. Chegou a perseguir uma carreira política que o levou ao cargo de prefeito da cidade.Vida e obras

Em cerca de 575, Gregório ingressa num mosteiro e assume a vida religiosa por influência dos escritos e personalidade de São Bento.
Converteu sua casa no monte Célio no mosteiro de Santo André e fundou seis outros nas terras de sua família, na Sicília.
Foi também apocrisiário em Constantinopla.
Enquanto papa, Gregório foi o responsável pelo envio dos primeiros missionários para converter os anglo-saxões nas Ilhas Britânicas (tendo enviado para lá um grupo de quarenta monges beneditinos, liderados por Agostinho de Cantuária, que seria o primeiroarcebispo de Cantuária - a chamada Missão gregoriana).
É ainda responsável pela divulgação do tipo de música que é hoje em dia conhecido como canto gregoriano.
Deixou extensa obra escrita, incluindo sermões e comentários sobre a Bíblia, como o livro Moralia, que comenta o livro de Jó, e volumes de correspondência.
Também foi responsável pela compilação dos sete pecados capitais - a soberba, a avareza, a inveja, a ira, a luxúria, a gula e a preguiça - adaptando para o Ocidente a partir das oito tentações descritas pelo monge Evágrio do Ponto, dois séculos antes.
Durante seu pontificado, o Patriarca de Constantinopla João IV Nesteutes deu a si mesmo o título de Ekumenikós (Ecumênico), afirmando estar acima de todos os bispos do mundo. Em resposta o Papa Gregório se atribuiu o título de Servus Servorum Dei (Servo dos Servos de Deus), representando a função pastoral e colegial do papa, título esse que seus sucessores mantiveram e mantêm até hoje, visto que este é um dos títulos oficiais do Papa Bento XVI.
A par do Papa Leão I e do Papa Nicolau I , foi chamado pelo povo de Magno, sendo celebrado como santo pela Igreja Católica.

Download Católico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para que você possa comentar é preciso estar logado.