sábado, 14 de junho de 2014

Magnificat (Ouça).

Magnificat (também conhecida como Canção de Maria ou Canto de Maria) é um cântico entoado (ou recitado) frequentemente na liturgia dos serviços eclesiásticos cristãos. O texto do cântico vem diretamente do Evangelho segundo Lucas, onde é recitado pela Virgem Maria na ocasião da Visitação de sua prima Isabel. Na narrativa, após Maria saudar Isabel, que está grávida com aquele que será conhecido como João Batista, a criança se mexe dentro do útero de Isabel. Quando esta louva Maria por sua fé, Maria entoa o Magnificat como resposta.

O cântico ecoa diversas passagens do Antigo Testamento, porém a alusão mais notável são as feitas à Canção de Ana, dos Livros de Samuel. Juntamente com o Benedictus e o Nunc dimittis, e diversos outros cânticos do Antigo Testamento, o Magnificat foi incluído no Livro de Odes, uma antiga coletânea litúrgica encontrada em alguns manuscritos da Septuaginta.

No cristianismo, o Magnificat é recitado com mais frequência dentro da Liturgia das Horas. No cristianismo ocidental o Magnificat é mais cantado ou recitado durante o principal serviço vespertino: as Vésperas, no catolicismo romano, e a Oração Vespertina (Evening Prayer ou Evensong, em inglês), dentro do anglicanismo. No cristianismo oriental o Magnificat costuma ser cantado durante as Matinas de domingo. Em certos grupos protestantes o Magnificat pode ser cantado durante os serviços de culto.

Texto original em grego

"Μεγαλύνει ἡ ψυχή μου τὸν Κύριον καὶ ἠγαλλίασε τὸ πνεῦμά μου ἐπὶ τῷ Θεῷ τῷ σωτῆρί μου,
ὅτι ἐπέβλεψεν ἐπὶ τὴν ταπείνωσιν τῆς δούλης αὐτοῦ. ἰδοὺ γὰρ ἀπὸ τοῦ νῦν μακαριοῦσί με πᾶσαι αἱ γενεαί.
ὅτι ἐποίησέ μοι μεγαλεῖα ὁ δυνατός καὶ ἅγιον τὸ ὄνομα αὐτοῦ, καὶ τὸ ἔλεος αὐτοῦ εἰς γενεὰς γενεῶν τοῖς φοβουμένοις αὐτόν.
Ἐποίησε κράτος ἐν βραχίονι αὐτοῦ, διεσκόρπισεν ὑπερηφάνους διανοίᾳ καρδίας αὐτῶν·
καθεῖλε δυνάστας ἀπὸ θρόνων καὶ ὕψωσε ταπεινούς, πεινῶντας ἐνέπλησεν ἀγαθῶν καὶ πλουτοῦντας ἐξαπέστειλε κενούς.
ἀντελάβετο Ἰσραὴλ παιδὸς αὐτοῦ, μνησθῆναι ἐλέους, καθὼς ἐλάλησε πρὸς τοὺς πατέρας ἡμῶν, τῷ Ἀβραὰμ καὶ τῷ σπέρματι αὐτοῦ εἰς τὸν αἰῶνα".

Texto original em latim

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"Magnificat anima mea Dominum
Et exultavit spiritus meus in Deo salutari meo.
Quia respexit humilitatem ancillæ suæ: ecce enim ex hoc beatam me dicent omnes generationes.
Quia fecit mihi magna qui potens est, et sanctum nomen eius.
Et misericordia eius a progenie in progenies timentibus eum.
Fecit potentiam in brachio suo, dispersit superbos mente cordis sui.
Deposuit potentes de sede et exaltavit humiles.
Esurientes implevit bonis et divites dimisit inanes,
Suscepit Israel puerum suum recordatus misericordiæ suæ,
Sicut locutus est ad patres nostros, Abraham et semini eius in sæcula.

Gloria Patri, et Filio, et Spiritui Sancto
Sicut erat in principio, et nunc, et semper, et in saecula saeculorum.
Amen."

Tradução para português

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"A minh'alma engrandece o Senhor e o meu espírito se alegrou em Deus meu Salvador
Pois Ele me contemplou na humildade da sua serva
Pois desde agora e para sempre me considerarão bem-aventurada
Pois o Poderoso me fez grandes coisas

Santo é Seu nome!

A Sua misericórdia se estende a toda a geração daqueles que o temem
Com o Seu braço agiu mui valorosamente
Dispersou os que no coração tem pensamentos soberbos
Derrubou dos seus tronos os poderosos

Exaltou os humildes, encheu de bens os famintos
despediu vazios os ricos
Amparou a Israel Seu servo para lembrar-se da Sua misericórdia
A favor de Abraão e sua descendência
Como havia falado a nossos pais.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,
Como era no princípio, agora e sempre. Amém."

Johann Sebastian Bach - Magnificat

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O Magnificat em ré maior, BWV 243, é uma das principais obras vocais de Johann Sebastian Bach. Foi composta para orquestra, um coro de cinco partes e quatro ou cinco solistas. Seu texto consiste do cântico de Maria, mãe de Jesus, tal como descrito pelo evangelista São Lucas.

Bach compôs durante seis semanas (de 15 de novembro a 24 de dezembro)1 uma versão inicial em mi bemol maior em 1723 (BWV 243a2 ), para as Vésperas do Natal em Leipzig, que continham diversos textos natalinos. Ao longo dos anos ele removeu os textos especificamente relacionados ao Natal, para torná-la uma obra mais apropriada a performances o ano todo, bem como a transpôs para o tom de ré maior, o que deu à obra, especialmente aos trompetes, uma melhor sonoridade. A nova versão, que é a costuma ser executada normalmente, teve sua estreia na Igreja de São Tomás (Thomaskirche) de Leipzig, em 2 de julho de 1733, quarto domingo após o Domingo da Trindade, então o feriado da Visitação (posteriormente foi movido para o fim de maio).

A obra se divide em doze partes, que podem ser agrupadas em três movimentos; cada um começa com uma ária e é concluído pelo coro que desenvolve um tema em forma de fuga. Sua execução dura aproximadamente trinta minutos.

Estrutura

As partes em recuo indicam os textos natalinos que foram removidos. Os cinco solistas são: soprano I, soprano II, contralto, tenor e baixo.

Coro — "Magnificat“
Ária (soprano II) — "Et exsultavit spiritus meus“
A. Moteto coral — "Vom Himmel hoch“
Ária (soprano I) — "Quia respexit humilitatem“
Coro — "Omnes generationes“
Ária (baixo) — "Quia fecit mihi magna“
B. Coro — "Freut euch und jubiliert“
Dueto (contralto, tenor) — "Et misericordia“
Coro — "Fecit potentiam“
C. Coro — "Gloria in excelsis Deo“
Ária (tenor) — "Deposuit potentes“
Ária (contralto) — "Esurientes implevit bonis“
D. Dueto (soprano, baixo) — "Virga Jesse floruit“
Trio (soprano I/II, contralto) — "Suscepit Israel“
Coro — "Sicut locutus est“
Coro — "Gloria Patri“

Um comentário:

  1. DENIVAL JÚNIOR BACABAL - MA PARÓQUIA SANTA TERESINHA: Seria muito bom se nós víssemos uniões como essas, contudo vejo muitas vezes um evangélico falando mal de um católico (utilizando até perguntas irônicas), mas o que vimos foi uma hamonização entre dois representantes de Deus e é através da música que Deus entra com com facilidade em nossas vidas, transformando-as. Mas como um católico que sou gostaria de ter visto a pastora cantar alguma música do Pe. Fábio de Melo. Mesmo assim me agradei muito do que assisti e espero ver esses dois reunidos novamente e é claro um mundo sem disputas entre religiões, pois são por meio delas que nos aproximamos mais de DEUS com a finalidade de alcaçarmos a vida eterna. AMÉM

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