quinta-feira, 4 de setembro de 2014
50 anos do Concílio Vaticano II: ter o cheiro das ovelhas é estar encarnado na realidade deste povo tão sofrido, mas cheio de alegria e fé (Ouça).
Cidade do Vaticano (RV) - Amigo ouvinte, o quadro "Nova Evangelização e Concílio Vaticano II" prossegue com a participação do bispo da Diocese de Imperatriz do Maranhão, Dom Gilberto Pastana de Oliveira, que com suas considerações e ponderações pertinentes ao quadro em questão nos tem muito enriquecido estes dias neste nosso espaço de formação e aprofundamento.
Como bem sabemos, a Igreja, tal como a conhecemos hoje, é fruto do Concílio ecumênico Vaticano II, e um dos temas que temos trabalhado com nossos pastores é a questão do acolhimento e implementação do Concílio no contexto da América Latina.
Na edição de hoje focamos nossa atenção na Igreja latino-americana e – à luz do fato de termos pela primeira vez na história um Papa filho desta terra – sobre a contribuição desta Igreja do "Continente da Esperança" para a Igreja no mundo inteiro.
Ao nos falar sobre aquela proximidade que o Papa Francisco pede aos pastores, Dom Gilberto nos diz que estar no meio do povo nos faz ler o Espírito de Deus na vida destas pessoas e isso nos ajuda a ser pastor: "sentir o cheiro do povo é estar encarnado nessa realidade desse povo tão sofrido, mas esperançoso, cheio de alegria e também de fé".
O bispo de Imperatriz do Maranhão inicia dizendo-nos porque a Igreja no mundo inteiro tem muito a receber da Igreja na América Latina: uma Igreja que conheceu a experiência da perseguição, do martírio, uma Igreja que é comunhão, povo de Deus, geradora de uma nova Teologia. Vamos ouvir:
Download Católico (Áudio 1 / Áudio 2)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Para que você possa comentar é preciso estar logado.