quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Livros sobre a História da Igreja

A Igreja, que é "a coluna e sustentáculo da verdade"
(1Tm 3,15), guarda fielmente a fé uma vez por todas
confiada aos santos (Cf. Jd 1,3). É ela que conserva a
memória das Palavras de Cristo, é ela que transmite
de geração em geração a confissão de fé dos
apóstolos. Como uma mãe que ensina seus filhos a
falar e, com isso, a compreender e a comunicar, a
Igreja, nossa Mãe, nos ensina a linguagem da fé para
introduzir-nos na compreensão e na vida da fé.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

O melhor de Beethoven

Ludwig van Beethoven (Bonn, batizado em 17 de dezembro de 1770 — Viena, 26 de março de 1827) foi um compositor alemão, do período de transição entre o Classicismo (século XVIII) e o Romantismo (século XIX). É considerado um dos pilares da música ocidental, pelo incontestável desenvolvimento, tanto da linguagem como do conteúdo musical demonstrado nas suas obras, permanecendo como um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos. "O resumo de sua obra é a liberdade", observou o crítico alemão Paul Bekker (1882-1937), "a liberdade política, a liberdade artística do indivíduo, sua liberdade de escolha, de credo e a liberdade individual em todos os aspectos da vida". (Fonte)

Músicas:

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Como preparar-se para o Natal?

Por São João de Ávila, sermão pregado no terceiro Domingo do Advento.

Uma palavra para todos os que quiserdes receber a Deus neste Natal: - "Padre, eu amo a Deus, que farei?" Se tiverdes a casa suja, varrei-a; se houver poeira, pegai em água e molhai-a.

Haverá aqui alguns que não varrem a casa há dez meses ou mais, Existirá mulher tão desleixada que, tendo uma marido muito asseado, fique dez meses sem varrer a casa? Há quanto tempo não vos confessais? Irmãos, não vos pedi na Quaresma passada que vos acostumásseis a confessar-vos algumas vezes no ano? Pelo menos no Natal, nos dias de Nossa Senhora e em outras festas religiosas importantes do ano, mas penso que vos esquecestes. Praza a Nosso Senhor que não vos exijam contas disso no dia do Juízo. E se disserdes então: - "Eu não sabia, por isso não me confessei", dir-vos-ão: - "Bem que vo-lo disseram, bem que vo-lo gritaram, muito se afadigaram em alertar-vos; agora de nada serve puxar os cabelos porque antes não o quisestes fazer".

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Papa emérito Bento XVI estará presente na abertura da Porta Santa

Cidade do Vaticano (RV) - O Papa emérito Bento XVI aceitou o convite do Papa Francisco para a cerimônia de abertura da Porta Santa. Portanto, estará presente no adro da Basílica de São Pedro para o rito de abertura na manhã do próximo dia 8, Solenidade da Imaculada Conceição e início do Ano Santo da Misericórdia.

Nestas últimas semanas, o Papa Francisco citou várias vezes Bento XVI sobre a relação entre misericórdia e verdade. Em particular, no início do Sínodo sobre a Família recordou que “a Igreja é chamada a viver a sua missão na verdade que não muda segundo as modas passageiras ou opiniões dominantes. A verdade que protege o ser humano e a humanidade das tentações do ego e do transformar o amor fecundo em  egoísmo estéril, a união fiel em relações temporárias”.

Papa Francisco: Ano da Misericórdia para caminhar na estrada da salvação

Cidade do Vaticano (RV) - O Papa Francisco rezou o oração mariana do Angelus deste domingo (06/12), com os fieis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro.

Na alocução que precedeu a oração, o pontífice disse que “neste II Domingo de Advento a liturgia nos insere na escola de João Batista que pregava um batismo de conversão para o perdão dos pecados. Nós talvez nos perguntamos: Por que devemos nos converter? A conversão diz respeito a quem era ateu e passou a crer, quem era pecador e se tornou justo, mas nós não precisamos, pois já somos cristãos. Pensando assim, não percebemos que devemos nos converter desta presunção”.