sábado, 27 de julho de 2013

CD Gabriel Fauré - Requiem Op. 48 (Completo).

Faure Requiem Op.48 / Durufle Requiem Op.9
Gabriel Fauré (Composer), Maurice Duruflé (Composer), Robert Shaw (Conductor), Atlanta Symphony Orchestra & Chorus (Orchestra), Judith Blegen (Performer), James Morris (Performer) | Format: Audio CD

sexta-feira, 26 de julho de 2013

CD Sacred Treasures V – From a Russian Cathedral.

Este CD nos "tesouros sagrados" da série para caracterizar a música Sacra Ortodoxa, esta compilação contém mais das seleções "atmosfera" que fizeram os "Tesouros Sagrados" iniciais discos tão amplamente popular. De particular interesse são as faixas tiradas de "Liturgia da Paz", do Arcebispo Ionafan harmonizados com base em cânticos gregorianos, bem como as ofertas de-final do século 20 por Sviridov, Frunza e compositor estoniano Urmas Sisask.-VM Arcebispo Ionafan Yeletskih (Rússia, 1949).

CD Sacred Treasures – Choral Russian Masterworks.

A música coral da Igreja Ortodoxa Russa é concebida para conduzir a alma para além de preocupações terrenas. Cantado pelos melhores coros russos e búlgaros, esta extraordinária coleção de orações e hinos  destaca a tradição russa atemporal de fé e devoção. 

Harmonias exuberantes flutuam no espaço, as vozes altas angelicais baixam do céu, as vozes graves profundas surgem a partir do centro da terra, e os grande sinos de bronze dobram com incrível grandeza. Por pura beleza, quase nada falta para se adaptar a qualquer lugar do mundo.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

O inferno? Quase ninguém mais acredita nele!

A razão por que muitos em nossos tempos não acreditam no inferno, é que nunca tiveram explicação exata do que ele significa: é frequente conceber-se o inferno como castigo que Deus inflige de maneira mais ou menos arbitrária, como se desejasse impor-se vingativamente como Soberano Senhor; o réprobo seria atormentado maldosamente por demônios de chifres horrendos, em meio a um incêndio de chamas, etc. — Não admira que muitos julguem tais concepções inventadas apenas para incutir medo ; não seriam compatíveis com a noção de um Deus Bom.

sábado, 20 de julho de 2013

CD Johann Sebastian Bach - Missa em Si Menor - BWV 232 (1685-1750).

A grandeza da Missa em Si Menor não é casual. Bach escreveu-a em 1733 (revisou-a em 1749) com a intenção de que ela fosse uma obra ecumênica. Seria a coroação de sua carreira de compositor sacro. Suas outras obras sacras (Missas, Oratórios, Paixões, Cantatas, etc.) foram sempre compostas em alemão e apresentadas em igrejas luteranas, porém na Missa Bach usa o latim que, em sua opinião, seria mais cosmopolita e poderia trafegar entre outras religiões, principalmente a católica. O texto utilizado não foi o das missas de sua época, é mais antigo e inclui alguns versos retirados após a Reforma, como o significativo Unam sanctam Catholicam et apostolicam Ecclesiam, que é cantado no Credo. É como se Bach pretendesse demonstrar a possibilidade de entendimento entre católicos e protestantes.