quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Dogma da Assunção de Nossa Senhora.

A Assunção da Virgem em  corpo e alma,  após sua  morte preciosíssima é, hoje, um dogma de fé cristã.  Encontra-se contido em nossa página principal (em catecismo) detalhes explicativos sobre os dogmas que, resumidamente podem definir-se como verdades divinas propostas pela Igreja, e que devemos crer incondicionalmente, sob pena de cairmos em heresia.

                          Desta breve exposição se inclui que, nenhum católico poderá negar que a Virgem Mãe de Deus foi elevada ao céu em corpo e alma, após a morte.

                        O Papa Pio XII , no dia 1o. de novembro de  1950, na Basílica de  São Pedro, dirigiu  a  cerimônia que ficou e ficará para sempre nos anais da Igreja Católica como a  mais solenes da era contemporânea,  o Dogma da Assunção da Virgem Mãe de Deus.  Vejamos a alocução de Sua Santidade firmada nessa cerimônia:

 “Veneráveis irmãos e  amados filhos e  filhas que vos haveis  congregado em nossa  presença e  todos vós que nos ouvis nesta Santa Roma e  em todos os  lugares do mundo católico.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Nossa Senhora da Assunção (Dia das Mil Ave-Marias).

A festa da Assunção de Nossa Senhora é uma das mais  antigas da Igreja. No ano de 600 já a Igreja Católica festejava este dia de glória de Maria Santíssima.  A festividade de hoje lembra como a Mãe de Jesus Cristo recebeu a recompensa de suas obras, dos seus sofrimentos, penitências e virtudes.  Não só a alma,  também o corpo da Virgem Santíssima fez entrada solene no céu. Ela, que durante a vida terrestre desempenhou um papel todo singular, entre as criaturas humanas, com o dia da gloriosa Assunção começou a ocupar um lugar no céu que  a distingue de todos os habitantes  da celeste Sião.

Oração à Nossa Senhora da Assunção.

Ó dulcíssima soberana, Rainha dos Anjos, bem sabemos que, miseráveis pecadores, não éramos dignos de vos possuir neste vale de lágrimas, mas sabemos também que a vossa grandeza não vos faz esquecer a nossa miséria e, no meio de tanta glória, a vossa compaixão, longe de diminuir, aumenta cada vez mais para conosco.

Novena à Nossa Senhora da Assunção.

Oh! Santíssima Virgem que, para vos preparardes para uma santa morte, vivestes em contínuos desejos da visão beatifica; fazei que se apartem de nós os desejos vãos das coisas caducas da terra.

Vernáculo:

Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Latim:

Ave Maria, gratia plena, Dominus tecum. Benedicta tu in mulieribus, et benedictus fructus ventris tui, Iesus.
Sancta Maria, Mater Dei, ora pro nobis peccatoribus, nunc et in hora mortis nostræ. Amen. 

Oh! Santíssima Virgem que, para vos preparardes para uma santa morte, suspirastes na vida por vos unirdes para sempre com vosso Filho; alcançai-nos que vivamos sempre fiéis ao mesmo Senhor até à morte.

Nossa Senhora da Assunção (15 de agosto).

Nossa Senhora da Assunção é a denominação dada a Virgem Maria em alusão a sua assunção aos céus. A festa da Assunção é comemorada dia 15 de agosto. Também é conhecida como Nossa Senhora da Glória ou Nossa Senhora da Guia.

A Quaresma de São Miguel Arcanjo (Terço dos Anjos – Coroa Angélica de São Pio).

Histórico


A quaresma de São Miguel começou com São Francisco que era devoto do Arcanjo, São Francisco sentia o desejo de experimentar no corpo e na alma a Paixão de Cristo sua dor e também o imenso amor por se entregar ao imenso sofrimento por nós.

No ano de 1224, realizou a primeira quaresma de jejum e oração no Monte Alverne, local deserto, distante, próprio para oração. São Francisco disse: “Para honra de Deus, da bem-aventurada Virgem Maria e de São Miguel, príncipe dos anjos e das almas, quero fazer aqui uma quaresma”.

No dia 17 de setembro, durante a quaresma, enquanto estava em oração, teve a visão de um serafim, o qual logo se aproximou, este tinha seis asas de fogo, e também estava crucificado, mãos e pés estendidos e amarrados numa cruz. Duas asas elevavam-se por cima de sua cabeça, duas outras estavam abertas para o vôo, as dua últimas cobriam-lhe o corpo. E através desta visão Francisco pode compreender melhor o verdadeiro sentido da Paixão.

A Quaresma de São Miguel Arcanjo.

Quem é como Deus?
O próprio nome de São Miguel é uma demonstração de fidelidade e de humildade.

A partir de amanhã (15 de agosto), dia da Assunção de Nossa Senhora (que no Brasil é celebrada no Domingo seguinte quando o dia 15 não cair em um Domingo), começamos a rezar a Quaresma de São Miguel Arcanjo. As devoções devem nos ajudar a viver melhor a nossa fé e o nosso relacionamento com Deus. Esse é o primeiro motivo pelo qual devo ter que rezar as santas devoções e também para interceder pelas minhas causas e pelas causas de meus irmãos. Uma devoção sadia nunca ocupa o lugar das praticas essenciais de nossa fé, como participar da Eucaristia Dominical, dos Santos Sacramentos, da leitura da Palavra de Deus e a pratica da Caridade. O maior fruto das nossas devoções é ter um coração cada vez mais aberto para Deus e para os irmãos.

São Miguel Arcanjo.



São Miguel Arcanjo
Arcanjo Miguel (por Guido Reni).
Arcanjo e "Príncipe da Milícia Celeste"
Morte  em Pádua, Itália
Veneração por Cristandade, Judaísmo, Islamismo
Festa litúrgica 29 de setembro
Atribuições Escudo ("Quit ut Deus"), Lutando contra o Dragão
Padroeiro dos fuzileiros navais, marinheiros, motoristas de ambulância, paramédicos, paraquedistas, radiologistas, radioterapeutas e da Santa Igreja Católica Apostólica Romana
Portal dos Santos
Miguel (em hebraico: מִיכָאֵל (Micha'el ou Mîkhā'ēl; em grego: Μιχαήλ, Mikhaḗl; em latim: Michael ou Míchaël; em árabe: ميخائيل, Mīkhā'īl) é um arcanjo nas doutrinas religiosas judaicas, cristãs e islâmicas. Os católicos, anglicanos e luteranos se referem a ele como São Miguel Arcanjo ou simplesmente como São Miguel. Os ortodoxos se referem a ele como Texiarca Arcanjo Miguel ou simplesmente como Arcanjo Miguel.

Em hebraico, Miguel significa "aquele que é similar a Deus" (mi-"quem", ke-"como", El-"deus"), o que é tradicionalmente interpretado como uma pergunta retórica: "Quem é como Deus?" (em latim: Quis ut Deus?), para a qual se espera uma resposta negativa, e que implica que "ninguém" é como Deus. Assim, Miguel é reinterpretado como um símbolo de humildade perante Deus.
Na Bíblia Hebraica, Miguel é mencionado três vezes no Livro de Daniel, uma como um "grande príncipe que defende as crianças do seu povo". A ideia de Miguel como um advogado de defesa dos judeus se tornou tão prevalente que, a despeito da proibição rabínica contra se apelar aos anjos como intermediários entre Deus e seu povo, Miguel acabou tomando um lugar importante na liturgia judaica.

CD Padre Zezinho - Os Grandes Sucessos (1991).

CD Alma Mater: Songs from The Vatican (2009).

Alma Mater: Songs from the Vatican é a coletânea belíssima que traz a voz de Sua Santidade, o Papa Bento XIV para abençoar os lares do Brasil. São oito peças originais de música clássica moderna, interpretadas pela Royal Philarmonic Orchestra e pelo Coro da Philarmonic Academy de Roma, todas gravadas nos estúdios Abbey Road, em Londres, e na Basílica de São Pedro, em Roma. Na faixa "Magistra Nostra", o Papa manda uma mensagem em português para as famílias brasileiras. Confira!

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Discernir sempre a qualidade da música usada na liturgia, alenta o Papa Bento XVI.

Em sua carta enviada pela ocasião do 100° aniversário do Pontifício Instituto de Música Sacra, o Papa Bento XVI alentou a obter a formação adequada que permita discernir sempre a qualidade da música que se usa na liturgia.

No texto dado a conhecer hoje e enviado ao Cardeal Zenon Grocholewski, Grande Chanceler do Pontifício Instituto, o Papa recorda que foi São Pio X quem fundou a Escola Superior de Música Sacra, elevada duas décadas depois a Pontifício Instituto por Pio XI.

Música clássica é "momento de pausa e elevação para a alma", diz o Papa Francisco.

O Papa Francisco considerou que a música clássica é "um momento de pausa e elevação para a alma, que também suscita sentimentos e emoções que estimulam à reflexão", informou o jornal da Santa Sé, L’Osservatore Romano.

Assim o expressou em sua saudação aos organizadores do concerto com motivo do Ano da Fé celebrado no último dia 22 de junho pela tarde na Sala Paulo VI do Vaticano. O texto foi lido em seu nome pelo Presidente do Pontifício Conselho para a promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, responsável pelo Ano da Fé e organizador do evento.

"O Santo Padre me encarregou trazer sua mais cordial saudação, junto ao seu pesar por não poder compartilhar conosco esta tarde por uma inconveniência urgente e inadiável que deve enfrentar neste momento. Mas posso assegurar que todos os compromissos previstos para amanhã estão confirmados".
No domingo 23 de junho, Francisco celebrou a Missa na Casa Santa Marta com os Núncios Apostólicos do mundo, recebeu a Associação dos Santos Pedro e Paulo, e se reuniu com milhares de peregrinos para a oração Mariana do Ângelus.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

NASA: Sol fará inversão de campo magnético nos próximos meses (Vídeo).

O Sol deverá concluir dentro de três a quatro meses uma inversão de polaridade, de acordo com um anúncio da Nasa desta quarta-feira. Trata-se de um ciclo de 11 anos, que está quase na metade, e que terá "repercussões em todo o Sistema Solar", acreditam pesquisadores. A inversão de polaridade, quando norte e sul alteram posições, acontece quando o dínamo magnético interno do Sol se reorganiza.

Phil Scherrer, físico solar, de Stanford, disse no comunicado da Nasa que "os campos magnéticos polares do Sol se debilitam, ficam em zero, e depois emergem novamente com a polaridade oposta. É parte regular do ciclo solar".

Padre Paulo Ricardo: Para que serve o sacramento da Confirmação?


O sacramento da Confirmação (ou crisma), em comparação com os demais, parece carecer de uma especificidade, de uma finalidade. Basta observar os outros seis Sacramentos para perceber essa aparente falta de sentido.

Santo Tomás de Aquino, na Suma Teológica, III Parte, na Questão nº 72, artigo 5, diz o seguinte: "Como o batismo é uma geração espiritual para a vida cristã, assim a confirmação é um crescimento espiritual que faz o homem avançar até a idade perfeita espiritual". Trata-se, portanto, de um crescimento e é por isso que na lista dos sete sacramentos, a crisma está em segundo lugar, não em ordem de importância, mas segundo a natureza.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Padre Paulo Ricardo: Fora da Igreja existe salvação?

Fora da Igreja existe salvação? As pessoas que nunca ouviram falar de Cristo alcançarão o céu? De que maneira? Estas perguntas correram o país e as respostas dadas sinalizam para o estado da fé no Brasil. Com base nos ensinamentos da Igreja, Padre Paulo Ricardo faz uma reflexão sobre estas indagações. Assista e compartilhe!!!

Download Católico

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

CD Milagres de Maria.

CD Milagres de Maria gravado pelos Arautos do Evangelho, contando fatos milagrosos da Santíssima Virgem.

Faixas do CD:

01 - O que é um Milagre?

02 - A imagem de Guadalupe

03 - Lourdes; a água Milagrosa

04 - O Sol Bailou nos Céus de Fátima

05 - Genazzano: A pintura que desceu do Céu

06 - A Santa Casa de Loreto

07 - Frei Egídio e a Virgindade de Maria

08 - O escravo Zacarias é libertado


Download Católico

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Padre Paulo Ricardo: Como os mais avançados na vida espiritual podem aumentar a sua fé?

Neste episódio, Padre Paulo Ricardo retoma os ensinamentos sobre como aumentar a fé, dessa vez para os mais avançados na vida espiritual. Nesta fase, o fiel é convidado por Deus a enxergar as realidades do mundo pelos olhos da fé, reconhecendo aqueles que o perseguem como vítimas do pecado.
 
Download Católico

Livro: A Selva - Santo Afonso Maria de Ligório (PDF).

Apresentação

No dia 19 de junho deste ano, Sua Santidade o Papa Bento XVI inaugurou o Ano Sacerdotal, proclamado na ocasião do 150o aniversário do “nascimento ao Céu” do Cura d’Ars, São João Maria Batista Vianney.

Nomeando o Cura d´Ars como modelo para todos os sacerdotes e inaugurando o Ano Sacerdotal, fica evidente a preocupação do Papa com a santificação e a formação do clero.

É obvio que um dos motivos que levou o Papa a inaugurar o Ano Sacerdotal foi a corrupção e a ignorância que assolam o clero. Não é preciso ser uma autoridade (do clero) para perceber como os padres pouco ou nada se conformam com a vida de Nosso Senhor.

Padre Paulo Ricardo refutando as heresias do vocalista da Banda Rosa de Saron (Vídeo).


Herege ou ignorante? A declaração do Guilherme Sá, vocalista da banda 'católica' Rosa de Saron ainda está causando polêmica. Se quiserem, seguem os links dos vídeos originais. Padre Paulo - A Jornada Mundial da Juventude e as palavras de Francisco http://www.youtube.com/watch?v=GtqPGM63bzs Rosa de Saron - Encontro com Fátima Bernardes - 'A Palavra Chave é Respeito' http://www.youtube.com/watch?v=Bdc0Y3i5QnQ

Download Católico

Dies Irae (Mp3).

Dies Irae ("Dia da Ira") é um famoso hino, em latim, do século XIII. Pensa-se que foi escrito por Tomás de Celano. Sua inspiração parece vir da Vulgata, tradução de Sofonias 1,15–16:

Requiem - Oração (Mp3).

 
Réquiem

Na liturgia cristã, o réquiem é uma espécie de prece ou missa especialmente composta para um funeral. Na música, por sua vez, o termo faz referência às composições feitas sobre os textos litúrgicos relatados na primeira acepção, muito embora haja ainda referências ocasionais a outras composições musicais em honra aos mortos. Os réquiems mais famosos foram compostos por Mozart, Brahms, Berlioz e Verdi.

Padre José Maurício Nunes Garcia - 10º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga (Obra Profana).

O encarte deste CD traz um completo tratado sobre a música profana do Padre José Maurício, escrito em 1999 pelo Maestro Sérgio Dias. Nada mais me resta senão reproduzir o primeiro parágrafo, além de destacar a bela voz da solista soprano Katya Oliveira, cuja excelente gravação de “Creator Alme”.

Santo Afonso Maria de Ligório.





Santo Afonso de Ligório, C.Ss.R.
Santo Afonso de Ligório
Fundador da
Congregação do Santíssimo Redentor,
Bispo de Santa Ágata dos Godos e
Doutor da Igreja (Doctor Zelantissimus)
Nascimento 27 de Setembro de 1696 em Marianella, Reino de Nápoles, Itália
Morte 1 de agosto de 1787 (90 anos) em Pagani, Itália
Veneração por Igreja Católica
Canonização 1831 por Papa Gregório XVI
Festa litúrgica 1 de Agosto
Padroeiro Moralistas, Confessores e Teólogos

Santo Afonso Maria de Ligório (Marianella, Reino de Nápoles, 27 de Setembro de 1696 — Pagani, 1 de agosto de 1787) foi um jurisconsulto, teólogo moral e bispo italiano.
De rara inteligência, recebeu em 1712 o doutorado em direito civil e canônico. Não lhe faltaram temperamento e dons artísticos: poeta, músico, arquiteto, pintor.

Nascido Alfonso Maria de' Liguori, era o primogênito de uma família bastante numerosa, pertencente à nobreza napolitana. Recebeu uma esmerada educação em ciências humanas, línguas clássicas e modernas, pintura e música. Compôs um Dueto da Paixão, como também o cântico de Natal mais popular da Itália, Tu scendi dalle stelle, e numerosos outros hinos. Terminou os estudos universitários alcançando o doutorado nos direitos civil e canônico e começou a exercer a profissão de advogado. No ano 1723, depois de um longo processo de discernimento, abandonou a carreira jurídica e, não obstante a forte oposição do pai, começou os estudos eclesiásticos.