quarta-feira, 20 de maio de 2009

O Purgatório existe sim!





Caríssimos irmãos e irmãs, Salve Maria!


Eu gostaria de falar hoje um pouco sobre o purgatório, pois devemos todos os dias pensar na morte, pois é ela a nossa amiga, é ela que diz pra onde vamos, se para o céu, ou para o inferno. Lá não sairemos jamais, na vida eterna (céu ou inferno) já não há como fazer o que deveríamos fazer enquanto estávamos em vida. Deus é amor, por isso ele está lhe dando oportunidade para se arrepender. Esse pecado que hoje você cometeu, já está escrito no livro da vida, no dia do seu juízo, após a sua morte, ele irar aparecer, a não ser que se confesse agora, e esse livro será aberto também no dia do juízo final, onde todos estarão de pé para serem julgados. Você terá que prestar conta com Deus sobre este pecado, e você não terá como mentir, pois estará diante da Suprema Verdade. Então meu irmão e minha irmã, procure um sarcedote, e se confesse! Pois mesmo que você esteja na amizade de Deus, irar passar pelo purgatório, que já dizem os santos: É um fogo que queima, e não consome! O Purgatório é um fogo semelhante ao do inferno, só não tem a presença dos demônios. A Santa Igreja Católica Apostólica Romana nos oferece tantas formas de não passar por esse fogo, é as INDUGÊNCIAS PLENÁRIA. Procure um Padre, e pergunte para ele como conseguir uma. Jesus é apaixonado por você! Busque-o ainda hoje!
Alguns hereges protestantes dizem que o inferno não existe, e é para esses que eu quero explicar:
O Catecismo de Trento nos ensina que o purgatório é "um fogo expiatório, no qual por certo tempo sofrem e se purificam as almas dos justos, até que lhes seja franqueado o acesso da Pátria eterna, "onde nada de impuro pode entrar" [Apoc XXI, 27]" (Catecismo Romano, Parte I, Cap. VI, n.3, Ed. Vozes, 2a. edição, 1962, p.116).

O purgatório é o local criado por Deus para purificação das almas dos justos que morreram em estado de graça, mas que, porventura, estejam em dívida por culpas leves, ou por culpas graves já perdoadas sem a devida indulgência.

A existência do purgatório nos é ensinada na Sagrada Escritura em diversas passagens. Cito-lhe três onde esta doutrina pode ser mais clara e facilmente compreendida:

1) “A todo o que disser uma palavra contra o Filho do Homem ser-lhe-á perdoada; ao que disser, porém, contra o Espírito Santo, não lhe será perdoada nem nesse mundo, nem no outro”. (Mt XII, 32)

Por essas palavras de Nosso Senhor infere-se que é possível então haver perdão de pecados no outro mundo. Ora, este lugar não pode ser o inferno, pois o fogo do inferno é eterno e não há perdão para as almas que lá são condenadas. Também não é o céu, pois lá "nada de impuro pode entrar", isto é, uma alma não pode ser admitida no céu sem antes ter sido perdoada de todas as suas faltas. Este lugar é o purgatório.


2) “Acomoda-te sem demora com o teu adversário, enquanto estás em caminho com ele, para que não suceda que o adversário te entregue ao juiz e o juiz te entregue ao seu ministro, e sejas posto em prisão. Em verdade te digo: não sairás de lá antes de ter pago o último ceitil”. (Mt V, 25-26)

Esta "prisão" a que Nosso Senhor se refere não pode ser o inferno, pois lá a punição é eterna. Logo, Cristo está nesta passagem falando do purgatório.


3) "Em seguida, fez uma coleta, enviando a Jerusalém cerca de dez mil dracmas, para que se oferecesse um sacrifício pelos pecados: belo e santo modo de agir, decorrente de sua crença na ressurreição, porque, se ele não julgasse que os mortos ressuscitariam, teria sido vão e supérfluo rezar por eles. Mas, se ele acreditava que uma bela recompensa aguarda os que morrem piedosamente, era esse um bom e religioso pensamento; eis porque ele pediu um sacrifício expiatório para que os mortos fossem livres de suas faltas" ( II Mac XII, 43-46)

Ora, se é possível que nós, por meio de sacrifícios, livremos os mortos de suas faltas, então é possível que a alma de um morto seja perdoada depois de sua morte. Ora, esta alma só pode ser perdoada se estiver num lugar em que seja possível o perdão, o que não acontece no inferno, onde o fogo é eterno. Logo, existe o purgatório.


Note também que, sem a crença no purgatório, não faz sentido se rezar pelas almas dos mortos pois, se elas estão no inferno, não há como serem salvas; e se estão no céu, já estão salvas.

No caso do bom ladrão, que você apresenta, note que ele foi mártir, e os mártires dão uma grande prova de amor a Deus neste mundo, morrendo por Ele, e por isso vão para o céu sem precisarem passar pelo purgatório. Por isso Nosso Senhor diz a ele que "ainda hoje estarás comigo no paraíso". O "hoje" significa a eternidade, pois na eternidade não há tempo.

Se morremos em pecado mortal, vamos para o inferno. Se em pecado venial, vamos para o purgatório. Por isso Deus pede que façamos as pazes com Ele já neste mundo. O pecado venial consiste numa falta contra Deus, não por repulsa a Ele, mas por fraqueza e apego à criatura. Por isso não leva uma alma para o inferno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para que você possa comentar é preciso estar logado.