terça-feira, 28 de junho de 2011

Bispo e freiras assassinados na Guerra Civil espanhola serão beatificados.

O papa Bento XVI aprovou nesta segunda-feira o decreto que reconhece os martírios e beatifica um bispo e 13 freiras assassinados durante a Guerra Civil espanhola (1936-39), o que abre passagem para a canonização de todos, informou o Vaticano.
O bispo Salvio Huix Miralpeix foi assassinado em Lérida no dia 5 de agosto de 1936, enquanto Josefa Martínez Pérez, da Congregação das Filhas da Caridade de San Vicente de Paoli, e outras 12 freiras foram assassinadas em diferentes locais da diocese de Valência entre agosto e dezembro do mesmo ano. Os religiosos foram assassinados "por ódio à fé", segundo o decreto aprovado pelo papa.
As datas das beatificações dos "mártires do século XX", como são chamados pela Igreja espanhola os religiosos assassinados durante a Segunda República espanhola e a Guerra Civil de 1936-39, ainda serão anunciadas.
Segundo dados da Igreja espanhola, o número de mártires dos anos 1934 e 1936-39 pode chegar a 10 mil, sendo que quase mil deles já foram beatificados e 11 foram proclamados santos.
Bento XVI também aprovou nesta segunda-feira as virtudes heróicas de José María García Lahiguera, primeiro passo rumo à santidade do arcebispo de Valência que morreu em Madri em julho de 1989.


Fonte: Terra noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para que você possa comentar é preciso estar logado.