quarta-feira, 14 de março de 2012

Santorum triunfa no Mississippi e vence rodada no Sul Profundo.

O ex-senador da Pensilvânia Rick Santorum triunfou nas primárias realizadas nesta terça-feira no Mississippi, dentro da disputa pela candidatura do Partido Republicano à Presidência. A vitória é a segunda do dia do republicano, fazendo dele o grande vencedor desta rodada do Deep South (Sul Profundo) pelas primárias e consolidando-o, cada vez mais, como o grande adversário de Mitt Romney para enfrentar Barack Obama em novembro.


O triunfo de Santorum no Mississippi - que, à maneira do Alabama, é um Estado de tendência conservadora - era esperado, mas o resultado foi extremamente equilibrado. Segundo os 99% votos contados até o momento, o ex-senador obteve apertado triunfo com 32,8% dos votos (aproximadamente 94 mil), seguindo de perto por um persistente Newt Gingrich (31,2%, 90 mil) e um sólido Romney (30,6%, 88 mil). Apesar da terceira colocação, os meios de comunicação americanos indicam 14 delegados para Romney, 13 para Santorum e 12 para Gingrich. O veterano Ron Paul terminou com 4,4% dos votos (12 mil), sem obter nenhum delegado.
"Nós fizemos de novo!", disse Santorum aos simpatizantes em Lafayette, Louisiana, para onde viajou depois da intensa campanha no Alabama e Mississippi. "Agora é o momento de assegurar, garantir que temos a melhor oportunidade de ganhar esta eleição e a melhor oportunidade de ganhar esta eleição é indicar um conservador para enfrentar Barack Obama", completou, autoproclamando-se o "verdadeiro conservador" da corrida.
O duplo trinfo de Santorum no sul profundo norte-americano reforça a tendência de transformar as primárias, gradualmente, em uma disputa de dois nomes. Romney vem sendo cotado, desde o início, como o principal nome para enfrentar Barack Obama. Mas se seu perfil moderado é um triunfo para angariar o republicano médio, a dúvida é se o ex-governador do Massachusetts tem condições de obter o voto de confiança do eleitorado mais conservador. Estas vitórias de Santorum apontam justamente isto.
"Estou satisfeito porque vamos aumentar nosso número de delegados consideravelmente depois desta noite", destacou Romney, que lidera ainda com folgas a corrida pelos delegados. "Com os delegados conquistados esta noite, estamos ainda mais perto da indicação", afirmou, apesar das derrotas oficiais no sul conservador.
O Deep South é a região geográfico-cultural composta pelos Estados do Alabama, da Geórgia, da Louisiana, do Mississippi e da Carolina do Sul. Deste cinco, quatro já tiveram suas primárias, demonstrando um empate entre Santorum (Alabama e Mississippi) e Gingrich (Geórgia e Carolina do Sul). A Louisiana realiza as primárias no dia 24 de março.
As primárias republicanas de 2012
No dia 3 de janeiro, foi dada a largada para a escolha do candidato republicano que enfrentará Barack Obama nas eleições presidenciais, no dia 6 de novembro de 2012. Trata-se de um longo processo de realização de primárias nos Estados e territórios americanos, durante o qual os eleitores elegerão delegados que participarão da Convenção Nacional do Partido Republicano, nos dias 27 e 30 de agosto.
Nas primárias, os eleitores vão às urnas e, por meio de voto secreto, escolhem os delegados que representam seus interesses. Além das primárias tradicionais (realizadas na maioria dos Estados), algumas unidades optam pelas caucuses: pequenas assembleias, geralmente compostas por militantes partidários, que têm a mesma função das primárias, mas com a principal diferença de que em uma caucus o voto é público.
As primárias e as caucuses possuem uma quantidade de delegados proporcional ao tamanho da população do Estado que representam, ao passo os pré-candidatos mais votados recebem um número de delegados proporcional à quantidade de votos obtidos. Em 2012, serão 38 primárias e 17 caucuses, que, juntas, distribuirão 2.286 delegados. Será candidato aquele que, na Convenção, obtiver os votos de ao menos 1.144 delegados.
Com informações de EFE e AFP.


Download Católico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para que você possa comentar é preciso estar logado.