quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Santa Missa e o Canto Gregoriano - MP3.


Com decididos sentimentos de reverência, humildade, atenção e devoção, os religiosos tenham toda diligência em participar quotidianamente da Santa Missa, grande mistério, no qual Jesus Crucificado cada vez renova o prodigioso sacrifício de seu amor pelas almas: “O empenho em participar quotidianamente (no sacrifício eucarístico) ajudará os religiosos a renovarem cada dia a oferenda de si mesmos ao Senhor (A Dimensão Contemplativa da Vida Religiosa, 9).
O sacerdote fará cada dia uma digna preparação antes de celebrar a Santa Missa: “O sacerdote não deixe de se preparar devidamente, pela oração, para a celebração do Sacrifício eucarístico... (CDC, cân. 909), porque: “Ele deve vivê-la como o momento central do dia e do ministério cotidiano, fruto de um desejo sincero e de ocasião de encontro profundo e eficaz com Cristo, e terá o máximo cuidado de celebrá-la com devoção e íntima participação da mente e do coração (Diretório para o Ministério e a Vida do Presbítero, 49), sendo que após a celebração, fará uma piedosíssima ação de graças em agradecimento a Deus (Cf. CDC, cân. 909).

A língua própria da Igreja Romana é a latina (São Pio X, Sobre Liturgia e Música Sacra, 7), “Por isso, é lícito celebrar o Sacrifício da Missa segundo a edição típica do Missal Romano promulgado pelo beato João XXIII em 1962, que nunca foi ab-rogado, como forma extraordinária da Liturgia da Igreja (Bento XVI, Motu proprio Summorum Pontificum, Art. 1), sendo que o canto será unicamente o gregoriano e na língua latina: “As várias partes da Missa ...devem conservar, até musicalmente, a forma que a tradição eclesiástica lhes deu, e que se encontra admiravelmente expressada no canto gregoriano (São Pio X, Sobre Liturgia e Música Sacra, 10).


Servidor: www.christusrex.org
Arquivo: Mp3





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para que você possa comentar é preciso estar logado.