O pastor Ricardo Godim (foto), 54, da Igreja Betesda, escreveu em seu blog que precisou refletir por 15 anos para tomar coragem de modo a expressar, agora, o seu temor de que o Brasil se torne “crente”, que é o sonho, disse, do “subgrupo do cristianismo e do protestantismo conhecido como movimento evangélico”.
Ele observou que o puritanismo de um Brasil evangélico teria um efeito devastador na cultura do país. “Como os novos puritanos tratariam Ney Matogrosso, Caetano Veloso, Maria Gadu?”
Afirmou que não gosta de sequer pensar o destino que teriam poesias sensuais como a "Tatuagem", de Chico, e "Carinhoso", de Pixinguinha. “Será que prevaleceriam as paupérrimas poesias do cancioneiro gospel? As rádios tocariam sem parar “Vou buscar o que é meu”, “Rompendo em Fé”?
Para ele, “uma história minimamente parecida com a dos puritanos provocaria um cerco aos boêmios. Novos Torquemadas seriam implacáveis e perderíamos todo o acervo do Vinicius de Moraes. Quem, entre puritanos, carimbaria a poesia de um ateu como Carlos Drummond de Andrade?”
Ele escreveu que no Brasil evangélico não haveria folclore. “Acabaria o Bumba-meu-boi, o Frevo, o Vatapá. As churrascarias não seriam barulhentas. O futebol morreria. Todos seriam proibidos de ir ao estádio ou de ligar a televisão no domingo. E o racha, a famosa pelada, de várzea aconteceriam quando?”
De acordo com o pastor, a devastação não se restringiria à cultura e à literatura brasileira.
“Como ficaria a Universidade em um Brasil dominado por evangélicos? Os chanceleres denominacionais cresceriam, como verdadeiros fiscais, para que se desqualificasse o alucinado Charles Darwin. Facilmente se restabeleceria o criacionismo como disciplina obrigatória em faculdades de medicina, biologia, veterinária. Nietzsche jazeria na categoria dos hereges loucos e Derridá nunca teria uma tradução para o português. Mozart, Gauguin, Michelangelo, Picasso? No máximo, pesquisados como desajustados para ganharem o rótulo de loucos, pederastas, hereges.”
Continuou: “Um Brasil evangélico significaria o triunfo do american way of life, já que muito do que se entende por espiritualidade e moralidade não passa de cópia malfeita da cultura do Norte. Um Brasil evangélico acirraria o preconceito contra a Igreja Católica e viria a criar uma elite religiosa, os ungidos, mais perversa que a dos aiatolás iranianos.”
Mais: “Toda a teocracia se tornará totalitária, toda a tentativa de homogeneizar a cultura, obscurantista e todo o esforço de higienizar os costumes, moralista”.
"Deus nos livre de um Brasil evangélico", escreveu.
Em 2000, de acordo com o censo do IBGE daquele ano, o Brasil tinha 26,2 milhões de evangélicos, representando 15,4% da população. O Censo de 2010 vai mostrar que de lá para cá houve um grande avanço nesse índice, podendo chegar a 30%;
Com informação do blog do pastor Ricardo Godim.
segunda-feira, 19 de novembro de 2012
sexta-feira, 16 de novembro de 2012
Os pecados contra O Espírito Santo.
Catecismo Maior de São Pio X.
Todo o que tiver falado contra o Filho do Homem será perdoado. Se, porém, falar contra o Espírito Santo, não alcançará perdão nem neste século nem no século vindouro. (Mt. 12,32)
Quanto pior castigo julgais que merece quem calcar aos pés o Filho de Deus, profanar o sangue da aliança, em que foi santificado, e ultrajar o Espírito Santo, autor da graça! (Hb. 10,29)
O pontificado do Papa São Pio X de 1903 a 1914 - em seu Catecismo Maior, ensinou que são seis os pecados contra o Espírito Santo:
O pecado contra o Espírito Santo consiste na rejeição da graça de Deus; é a recusa da salvação. Implica numa rejeição completa à ação, ao convite e à advertência do Espírito Santo.
1º - Desesperar da salvação: quando a pessoa perde as esperanças na salvação, achando que sua vida já está perdida e que ela se encontra condenada antes mesmo do Juízo. Julga que a misericórdia divina é pequena. Não crê no poder e na justiça de Deus.
2º - Presunção de salvação, ou seja, a pessoa cultiva em sua alma uma idéia de perfeição que implica num sentimento de orgulho. Ela se considera salva, pelo que já fez. Somente Deus sabe se aquilo que fizemos merece o prêmio da salvação ou não. A nossa salvação pode ser perdida, até o último momento da nossa vida, e Deus é o nosso Juiz Eterno. Devemos crer na misericórdia divina, mas não podemos usurpar o atributo divino inalienável do Juízo.
O simples fato de já se considerar eleito é uma atitude que indica a debilidade da virtude da humildade diante de Deus. Devemos ter a convicção moral de que estamos certos em nossas ações, mas não podemos dizer que aos olhos de Deus já estamos definitivamente salvos.
Os calvinistas, por exemplo, afirmam a eleição definitiva do fiel, por decreto eterno e imutável de Deus.
A Igreja Católica ensina que, normalmente, os homens nada sabem sobre o seu destino, exceto se houver uma revelação privada, aceita pelo sagrado magistério. Por essa razão, os homens não podem se considerar salvos antes do Juízo.
Enviado especial do Papa entrega doação de um milhão de dólares para as vítimas da guerra no Oriente Médio.
O Cardeal Robert Sarah retornou ao Vaticano logo depois de visitar o Oriente Médio como enviado especial do Papa Bento XVI para fazer um chamado à paz e entregar um milhão de dólares da parte do Pontífice para ajuda humanitária na Síria e outros países em conflito.
O Cardeal Sarah dirige o Pontifício Conselho Cor Unum e foi nomeado pelo Santo Padre para visitar a região e chegou a Beirute (Líbano) ao não poder ingressar na Síria por razões de segurança.
O Cardeal Sarah dirige o Pontifício Conselho Cor Unum e foi nomeado pelo Santo Padre para visitar a região e chegou a Beirute (Líbano) ao não poder ingressar na Síria por razões de segurança.
Ao menos seis pessoas morrem em novos ataques em SP.
Ao menos seis pessoas foram mortas e três ficaram feridas em mais uma noite de violência em São Paulo e região metropolitana. Entre os mortos há um bebê de um ano. Os casos já confirmados pelos órgãos oficiais não apontam policiais entre as vítimas fatais. Novas ocorrências estão sendo apuradas e o número de vítimas deve aumentar nas próximas horas.
Em São Bernardo do Campo, região metropolitana, uma mãe e seu filho foram baleados no fim da noite desta quinta-feira. Os dois foram atingidos por ocupantes de um carro, que conseguiram fugir. A criança, um menino de 1 ano, morreu com um tiro no pescoço.
Ainda na Grande São Paulo, em Guarulhos, dois homens foram baleados e levados a um hospital, por volta das 21h de ontem. O pedreiro Washington Luís Ferreira da Silva, 20 anos, não sobreviveu. O segundo homem, um azulejista, está gravemente ferido e corre risco de morrer. Segundo testemunhas, duas motos haviam se aproximado das vítimas e realizaram diversos disparos.
Na cidade de São Paulo, um criminoso foi atingido por disparos após tentar assaltar um policial civil no Tatuapé, na zona leste, e está internado em estado grave; o policial não ficou ferido. Perto dali, em Guaianases, um vigia foi executado.
Na zona sul paulista, no bairro do Campo Limpo, um homem morreu após atirar em carro da PM e ser atingido em uma troca de tiros; nessa ação, também nenhum policial ficou ferido. O 33º Distrito Policial, da região de Pirituba, também confirmou uma vítima fatal na última noite; mais informações sobre este caso estão sendo apuradas.
No bairro São Jorge, zona leste, um policial civil, 54 anos, e sua mulher, 50, foram abordados por um homem quando chegavam em sua casa por volta da 20h30 de ontem. O oficial deu voz de prisão ao suspeito, que fugiu. Quando o policial confirmava a integridade de sua esposa, foi surpreendido pelo retorno do assaltante, que estava armado. Ao defender-se, o policial disparou um tiro que atingiu a cabeça do bandido, que foi encaminhado ao hospital de Tatuapé, mas veio a falecer.
O assaltante foi identificado como Everton da Silva Dantas, um servente de 26 anos. O policial civil informou que, no decurso da ação, um segundo homem, suspeito de envolvimento na ação, foi visto na rua. Ele fugiu e ainda não foi identificado. O caso foi encaminhado ao 10º DP e registrado como tentativa de roubo e homicídio.
Onda de violência
Desde o início do ano, ao menos 92 policiais foram assassinados no Estado. Desse total, 18 eram aposentados e três estavam em serviço. Além disso, o Estado continua a enfrentar um grande índice de violência. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, só na capital houve um crescimento de 102,82% no número de pessoas vítimas de homicídio no mês de setembro, em comparação ao mesmo período do ano passado. Em todo o Estado, a alta foi de 26,71% no mesmo período.
Download Católico
Desde o início do ano, ao menos 92 policiais foram assassinados no Estado. Desse total, 18 eram aposentados e três estavam em serviço. Além disso, o Estado continua a enfrentar um grande índice de violência. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, só na capital houve um crescimento de 102,82% no número de pessoas vítimas de homicídio no mês de setembro, em comparação ao mesmo período do ano passado. Em todo o Estado, a alta foi de 26,71% no mesmo período.
Download Católico
Israel amplia ofensiva em Gaza e bombardeia 250 alvos.
Israel iniciou na madrugada desta sexta-feira a ampliação de sua ofensiva contra Gaza, seguindo determinação anunciada na véspera pelo chefe do Estado-Maior do Exército israelense, general Benny Gantz. Além de alvos militares, o Exército israelense passou a bombardear também depósitos de armas e quartéis e também alvos civis ligados à infraestrutura e ao governo do Hamas na Faixa de Gaza.
Gantz havia anunciado decisão do gabinete israelense para ampliar "o número e a qualidade dos alvos" a serem atacados na Faixa de Gaza, no terceiro dia da chamada operação "Coluna de Nuvem". De acordo com o governo israelense, o objetivo da operação é "restaurar a tranquilidade para o sul de Israel e recuperar o poder de dissuasão frente ao Hamas".
A ofensiva, que conta com a participação da Força Aérea, da Marinha e da Infantaria, será reforçada com mais 16 mil reservistas , segundo o porta-voz do Exército, em uma "primeira etapa".
Disparidade de forças
Durante a noite e a madrugada desta sexta-feira, as tropas israelenses bombardearam 250 alvos na Faixa de Gaza, inclusive um transformador elétrico que ficava próximo à residência do primeiro ministro do Hamas, Ismail Haniya, deixando grande parte da população da região sem energia.
Todos os grupos palestinos – Hamas, Jihad Islâmico, Comitê de Resistência Popular e grupos salafistas – se uniram nos ataques a Israel e, desde a tarde da quarta feira, quando começaram os confrontos, já lançaram mais de 300 foguetes contra as cidades israelenses. A disparidade de forças entre Israel e os grupos palestinos fica cada vez mais evidente à medida que os confrontos se agravam. A supremacia tecnológica do lado israelense possibilita que muitos dos foguetes lançados a partir de Gaza, que poderiam ter consequências fatais, sejam derrubados no ar, pelo sistema de defesa antimísseis chamado Domo de Ferro.
Durante a noite e a madrugada desta sexta-feira, as tropas israelenses bombardearam 250 alvos na Faixa de Gaza, inclusive um transformador elétrico que ficava próximo à residência do primeiro ministro do Hamas, Ismail Haniya, deixando grande parte da população da região sem energia.
Todos os grupos palestinos – Hamas, Jihad Islâmico, Comitê de Resistência Popular e grupos salafistas – se uniram nos ataques a Israel e, desde a tarde da quarta feira, quando começaram os confrontos, já lançaram mais de 300 foguetes contra as cidades israelenses. A disparidade de forças entre Israel e os grupos palestinos fica cada vez mais evidente à medida que os confrontos se agravam. A supremacia tecnológica do lado israelense possibilita que muitos dos foguetes lançados a partir de Gaza, que poderiam ter consequências fatais, sejam derrubados no ar, pelo sistema de defesa antimísseis chamado Domo de Ferro.
O sistema derrubou cerca de 30% dos foguetes lançados e é programado para destruir os foguetes que irão cair em áreas habitadas. Mesmo assim, um dos foguetes atingiu um prédio residencial na cidade de Kiriat Malachi, no sul de Israel, matando três civis israelenses. De acordo com os analistas militares, o Domo de Ferro é "eficaz, mas não é hermético".
Dois misseis do tipo Fajer, de produção iraniana, foram lançados contra Tel Aviv , mas caíram em áreas abertas, sem deixar feridos ou danos materiais. No entanto, para o governo israelense, o fato de que houve uma tentativa por parte dos grupos palestinos de atingir a maior cidade do país significa uma escalada que será seguida por um endurecimento do ataque a Gaza.
Tel Aviv, que não havia sido alvo de ataques desde a primeira Guerra do Golfo, em 1991, entrou nesta quinta-feira em estado de prontidão, quando as sirenes antiaéreas soaram em toda a cidade. Pessoas que estavam nas ruas se jogaram ao chão ou correram para prédios nos arredores, e depois do alarme as ruas da cidade se esvaziaram.
Apoio político
Na Faixa de Gaza, a maioria dos comerciantes fechou as lojas e a população tenta estocar alimentos, sem saber quanto tempo os confrontos irão durar. Segundo as últimas informações, desde o início da ofensiva, 20 palestinos morreram e cerca de 200 ficaram feridos. Entre os palestinos mortos, no mesmo ataque que matou o líder do Hamas, morreu também um bebê de 11 meses, Omar, filho de Jihad Misharawi, um editor de imagens da BBC em Gaza. O irmão mais velho de Omar e seu tio estão em estado grave. O Hamas dirige um comando central que integra todas as organizações armadas na Faixa de Gaza.
Em Israel, quase todos os partidos políticos manifestaram apoio à ofensiva. A principal líder da oposição, Shely Yahimovitz, do Partido Trabalhista, afirmou que o ataque é "necessário e justificado". Só o partido social-democrata Meretz, que conta com 3 cadeiras (entre 120) no parlamento, e os três partidos que representam a população árabe-israelense (que têm 11 cadeiras), são contra a operação Coluna de Nuvem.
Astrônomos descobrem planeta que vaga pelo espaço.
Imagem divulgada pela ESO (Observatório Europeu do Sul), mostra corpo que, provavelmente, é um planeta a vagar pelo espaço sem uma estrela hospedeira, segundo astrônomos. Este seria o planeta errante mais próximo do sistema solar, a uma distância de 100 anos-luz.
Os planetas errantes são astros que vagam no espaço sem ligação com nenhuma estrela. Outros exemplos já foram descobertos anteriormente, mas sem o conhecimento das suas idades não foi possível saber se eram realmente planetas ou anãs marrons - estrelas fracassadas que não conseguem ter tamanho suficiente para dar início as reações típicas que as fazem brilhar.
Pesquisadores descobriram agora um objeto chamado CFBDSIR2149 que parece fazer parte de um grupo de estrelas próximas conhecido como Associação estelar AB Doradus. A ligação entre este novo objeto e o grupo estelar é uma pista vital, que permitirá aos astrônomos calcular a idade do objeto recém descoberto. Esta é a primeira vez que um objeto errante de massa planetária é identificado como fazendo parte de um grupo estelar em movimento.
Download Católico
Os planetas errantes são astros que vagam no espaço sem ligação com nenhuma estrela. Outros exemplos já foram descobertos anteriormente, mas sem o conhecimento das suas idades não foi possível saber se eram realmente planetas ou anãs marrons - estrelas fracassadas que não conseguem ter tamanho suficiente para dar início as reações típicas que as fazem brilhar.
Pesquisadores descobriram agora um objeto chamado CFBDSIR2149 que parece fazer parte de um grupo de estrelas próximas conhecido como Associação estelar AB Doradus. A ligação entre este novo objeto e o grupo estelar é uma pista vital, que permitirá aos astrônomos calcular a idade do objeto recém descoberto. Esta é a primeira vez que um objeto errante de massa planetária é identificado como fazendo parte de um grupo estelar em movimento.
Download Católico
quinta-feira, 15 de novembro de 2012
Onda de ataques já atinge dez cidades de Santa Catarina.
Pelo terceiro dia consecutivo, ônibus do transporte coletivo e bases da polícia sofreram ataques criminosos em Santa Catarina. Desde segunda-feira, segundo a Polícia Militar, foram registrados ao menos 36 ataques e duas manifestações --quando moradores incendiaram caçambas de lixo e jogaram pedras em casas, na parte continental de Florianópolis.
Segundo a PM, desde a noite de segunda-feira 58 pessoas foram detidas para serem ouvidas e, destas, 31 foram presas.
A PM não informou quantas continuam presas até agora.
Na manhã desta quinta-feira, em Itajaí (93 km de Florianópolis), o mecânico Marcelo Lima viu quando o veículo começou a pegar fogo em frente à casa da mãe dele. "As chamas estavam mais na parte de trás do ônibus, mas fiquei com medo de pegar fogo em tudo", afirma. Por isso, ele entrou no ônibus e dirigiu por alguns metros até parar o coletivo em um terreno baldio.
A onda de ataques já atinge dez cidades do Estado --Florianópolis, São José, Palhoça, Tijucas, Gaspar, Navegantes, Itajaí, Blumenau, Criciúma e Balneário Camboriú.
Na capital, Florianópolis, moradores do bairro Ingleses viveram mais uma noite de pânico. Um ônibus foi incendiado em frente a uma igreja, que estava lotada.
O incêndio bloqueou a porta principal da igreja, e os fieis tiveram dificuldade para sair do local, segundo a polícia. Ninguém ficou ferido.
Já em Palhoça, na Grande Florianópolis, o motorista de um ônibus teve queimaduras leves nas pernas. Segundo o boletim de ocorrência, ele ficou assustado com o ataque dos criminosos e teve dificuldade para tirar o cinto de segurança. Um passageiro do mesmo ônibus torceu o pé ao pular do veículo, que foi incendiado na noite de quarta-feira.
Durante a madrugada, uma base da Polícia Militar em São José (na Grande Florianópolis) e uma da Guarda Municipal de Balneário Camboriú também foram alvejadas por tiros.
Com três ônibus incendiados desde segunda-feira, a empresa de transporte coletivo Canasvieiras só retirou os veículos da garagem nesta quinta quando o dia estava claro, às 7h da manhã.
Foram duas horas de atraso, o que provocou muitas filas nos terminais de ônibus e mais preocupação entre os moradores.
O presidente do Setuf (Sindicado das Empresas de Transporte Urbano da Grande Florianópolis), Waldir Gomes da Silva, diz que solicitou ao governo do Estado escolta para todos os ônibus que circulam nas regiões mais atingidas pelos ataques.
Na manhã de hoje, o governador Raimundo Colombo disse, em entrevista à RBS TV, que a segurança no transporte coletivo é prioridade e que policiais farão escolta dos ônibus nas regiões que sofreram ataques. Em algumas linhas, a escolta começou a ser feita na noite de quarta-feira.
Outra preocupação da cúpula de segurança pública é com a realização de eventos durante o feriado na capital. Uma micareta está programada para hoje, amanhã e sábado. "Teremos um atendimento especial a esses eventos. Já nos reunimos com serviço de inteligência das polícias e traçamos estratégias para a segurança dessas pessoas", afirmou o governador.
Colombo disse que não descarta ajuda do governo federal e que desde terça-feira está em contato com o Ministério da Justiça para obter informações sobre estratégias de combate aos ataques. "Se percebermos que precisamos de reforço, vamos solicitar", afirmou.
Download Católico
Segundo a PM, desde a noite de segunda-feira 58 pessoas foram detidas para serem ouvidas e, destas, 31 foram presas.
A PM não informou quantas continuam presas até agora.
Na manhã desta quinta-feira, em Itajaí (93 km de Florianópolis), o mecânico Marcelo Lima viu quando o veículo começou a pegar fogo em frente à casa da mãe dele. "As chamas estavam mais na parte de trás do ônibus, mas fiquei com medo de pegar fogo em tudo", afirma. Por isso, ele entrou no ônibus e dirigiu por alguns metros até parar o coletivo em um terreno baldio.
A onda de ataques já atinge dez cidades do Estado --Florianópolis, São José, Palhoça, Tijucas, Gaspar, Navegantes, Itajaí, Blumenau, Criciúma e Balneário Camboriú.
Na capital, Florianópolis, moradores do bairro Ingleses viveram mais uma noite de pânico. Um ônibus foi incendiado em frente a uma igreja, que estava lotada.
O incêndio bloqueou a porta principal da igreja, e os fieis tiveram dificuldade para sair do local, segundo a polícia. Ninguém ficou ferido.
Já em Palhoça, na Grande Florianópolis, o motorista de um ônibus teve queimaduras leves nas pernas. Segundo o boletim de ocorrência, ele ficou assustado com o ataque dos criminosos e teve dificuldade para tirar o cinto de segurança. Um passageiro do mesmo ônibus torceu o pé ao pular do veículo, que foi incendiado na noite de quarta-feira.
Durante a madrugada, uma base da Polícia Militar em São José (na Grande Florianópolis) e uma da Guarda Municipal de Balneário Camboriú também foram alvejadas por tiros.
Com três ônibus incendiados desde segunda-feira, a empresa de transporte coletivo Canasvieiras só retirou os veículos da garagem nesta quinta quando o dia estava claro, às 7h da manhã.
Foram duas horas de atraso, o que provocou muitas filas nos terminais de ônibus e mais preocupação entre os moradores.
O presidente do Setuf (Sindicado das Empresas de Transporte Urbano da Grande Florianópolis), Waldir Gomes da Silva, diz que solicitou ao governo do Estado escolta para todos os ônibus que circulam nas regiões mais atingidas pelos ataques.
Na manhã de hoje, o governador Raimundo Colombo disse, em entrevista à RBS TV, que a segurança no transporte coletivo é prioridade e que policiais farão escolta dos ônibus nas regiões que sofreram ataques. Em algumas linhas, a escolta começou a ser feita na noite de quarta-feira.
Outra preocupação da cúpula de segurança pública é com a realização de eventos durante o feriado na capital. Uma micareta está programada para hoje, amanhã e sábado. "Teremos um atendimento especial a esses eventos. Já nos reunimos com serviço de inteligência das polícias e traçamos estratégias para a segurança dessas pessoas", afirmou o governador.
Colombo disse que não descarta ajuda do governo federal e que desde terça-feira está em contato com o Ministério da Justiça para obter informações sobre estratégias de combate aos ataques. "Se percebermos que precisamos de reforço, vamos solicitar", afirmou.
Download Católico
domingo, 11 de novembro de 2012
Dia de Finados (Liturgia diária).
O Dia de Finados não é um dia de tristeza, como o é para aqueles que não tem fé e nem esperança, mas é um dia de saudosa recordação (e por que não saudade?), confortada pela fé que nos garante que nosso relacionamento com as almas dos falecidos não está interrompido pela morte, mas é sempre vivo e presente através da oração.
Jó pediu: "”Gostaria que minhas palavras fossem escritas e gravadas numa inscrição com ponteiro de ferro e com chumbo, cravadas na rocha para sempre! Eu sei que o meu redentor está vivo e que, por último, se levantará sobre o pó; e depois que tiverem destruído esta minha pele, na minha carne, verei a Deus. Eu mesmo o verei, meus olhos o contemplarão, e não os olhos de outros” (Jó 19, 1.23-27). São Paulo nos lembrou que a morte não é o fim de tudo, pois disse: "Irmãos: Nós somos cidadãos do céu. De lá aguardamos o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Ele transformará [no dia da ressurreição dos mortos] o nosso corpo humilhado e o tornará semelhante ao seu corpo glorioso, com o poder que tem de sujeitar a si todas a coisas" (Filipenses 3,20-21). O Salmo 26 diz que "O Senhor é minha luz e salvação" e, se Ele é a minha luz e salvação, "de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei?" Ninguém e a nada!
Jó pediu: "”Gostaria que minhas palavras fossem escritas e gravadas numa inscrição com ponteiro de ferro e com chumbo, cravadas na rocha para sempre! Eu sei que o meu redentor está vivo e que, por último, se levantará sobre o pó; e depois que tiverem destruído esta minha pele, na minha carne, verei a Deus. Eu mesmo o verei, meus olhos o contemplarão, e não os olhos de outros” (Jó 19, 1.23-27). São Paulo nos lembrou que a morte não é o fim de tudo, pois disse: "Irmãos: Nós somos cidadãos do céu. De lá aguardamos o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Ele transformará [no dia da ressurreição dos mortos] o nosso corpo humilhado e o tornará semelhante ao seu corpo glorioso, com o poder que tem de sujeitar a si todas a coisas" (Filipenses 3,20-21). O Salmo 26 diz que "O Senhor é minha luz e salvação" e, se Ele é a minha luz e salvação, "de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei?" Ninguém e a nada!
sábado, 10 de novembro de 2012
"Mil cairão a teu lado, e dez mil a tua direita, mas tu não serás atingido".
Nova York, terça-feira, 30 de outubro de 2012. “Cadent a latere tuo mille et decem milia a dextris tuis ad te autem non adpropinquabit” (Liber Psalmorum, 90, 7) – Mil cairão a teu lado, e dez mil a tua direita, mas tu não serás atingido.
Após incêndio — conseqüência do furacão Sandy – nas redondezas do bairro de Breezy Point, reduto de católicos de origem irlandesa na região do Queens, apenas a Senhora permanece. Ó Virgem Soberana, guardai os vossos filhos.
"Mil cairão a teu lado, e dez mil a tua direita, mas tu não serás atingido".
Nova York, terça-feira, 30 de outubro de 2012. “Cadent a latere tuo mille et decem milia a dextris tuis ad te autem non adpropinquabit” (Liber Psalmorum, 90, 7) – Mil cairão a teu lado, e dez mil a tua direita, mas tu não serás atingido.
Após incêndio — conseqüência do furacão Sandy – nas redondezas do bairro de Breezy Point, reduto de católicos de origem irlandesa na região do Queens, apenas a Senhora permanece. Ó Virgem Soberana, guardai os vossos filhos.
Fonte: Fratres in Unum
quinta-feira, 8 de novembro de 2012
08 de Novembro: início dos 30 dias de preparação para a Consagração Total!
No dia 08 de novembro, milhares de pessoas espalhadas por todo o país iniciarão a preparação para fazer ou renovar a sua Consagração Total a Nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de nossa Mãe Santíssima, utilizando para isso o método de São Luís Maria Grignion de Montfort.
Em 2012 comemora-se os 300 anos do Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem.Este precioso livro foi "escrito por um santo; meditado pelos santos, e que tem a bela missão de formar os santos de Deus" (São Luís M. G. de Montfort). Não por acaso, o Tratado foi o livro de cabeceira do Beato João Paulo II, que também esmerou-se na propagação desta santa devoção e cujo lema pontifical foi "Totus Tuus", ou seja, ‘Todo Teu’, Maria.
Para uma maior sintonia entre aqueles que desejam entregar-se à Santa Mãe de Deus apresentamos este pequeno manual. Leia com atenção e junte-se ao exército de Nossa Senhora:
Para uma maior sintonia entre aqueles que desejam entregar-se à Santa Mãe de Deus apresentamos este pequeno manual. Leia com atenção e junte-se ao exército de Nossa Senhora:
08 de Novembro: início dos 30 dias de preparação para a Consagração Total!
No dia 08 de novembro, milhares de pessoas espalhadas por todo o país iniciarão a preparação para fazer ou renovar a sua Consagração Total a Nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de nossa Mãe Santíssima, utilizando para isso o método de São Luís Maria Grignion de Montfort.
Em 2012 comemora-se os 300 anos do Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem.Este precioso livro foi "escrito por um santo; meditado pelos santos, e que tem a bela missão de formar os santos de Deus" (São Luís M. G. de Montfort). Não por acaso, o Tratado foi o livro de cabeceira do Beato João Paulo II, que também esmerou-se na propagação desta santa devoção e cujo lema pontifical foi "Totus Tuus", ou seja, ‘Todo Teu’, Maria.
Para uma maior sintonia entre aqueles que desejam entregar-se à Santa Mãe de Deus apresentamos este pequeno manual. Leia com atenção e junte-se ao exército de Nossa Senhora:
1. A Consagração ou sua renovação é um ato particular, porém, a preparação pode ser feita em pequenos grupos.
2. A Consagração ou sua renovação deve ser feita, preferencialmente, durante a Santa Missa, com a leitura da oração após a homilia ou comunhão.
3. Aqueles que desejarem poderão fazer a sua Consagração ou renová-la, participando da Santa Missa que será celebrada pelo Padre Paulo Ricardo, no dia 08 de dezembro de 2012. Mais informações no item programação, abaixo.
4. Aqueles que desejarem fazer ou renovar sua Consagração na Missa celebrada pelo Pe. Paulo Ricardo, deverão enviar os seus dados para o seguinte link:https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dHBWT0ZMeDZQa1FLeGJvWEE3Rkxsanc6MQ#gid=0.
5. Nesta mesma celebração, o Padre Paulo oferecerá também os nomes das pessoas que não puderam estar presentes. Assim, caso deseje que o seu nome esteja lá, basta que preencha o formulário, no campo apropriado: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dHBWT0ZMeDZQa1FLeGJvWEE3Rkxsanc6MQ#gid=0
É importante o envio dos dados, mesmo daqueles que não estiverem presentes no local, para podermos contabilizar a Campanha. Os coordenadores dos diversos grupos de preparação para Consagração deverão estar atentos para enviar os dados dos membros do grupo que por ventura não tiverem acesso a internet.
6. As crianças também deverão ser inscritas no mesmo link acima.
7. Caso precise de hospedagem, informe-se pelo seguinte e-mail: alojamento@consagrate.com
8. O envio dos dados deverá ser feito impreterivelmente até o dia 30 de novembro de 2012.
9. O pedido de hospedagem deverá ser feito impreterivelmente até o dia 30 de novembro de 2012.
10. PROGRAMAÇÃO:
a. Data: 08 de dezembro de 2012
b. Local: Rincão do Meu Senhor, em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá/MT)
c. Horários: 15h00 (cantos, orações, pregação com Padre Paulo Ricardo e adoração ao Santíssimo Sacramento). 19h00 (Santa Missa presidida pelo Padre Paulo Ricardo, na qual serão feitas ou renovadas as Consagrações)
d. No dia 09/12/2012, no Domingo, Pe. Paulo Ricardo fará, na parte da manhã, um encontro privado com as pessoas que tenham vindo de outro lugares.
b. Local: Rincão do Meu Senhor, em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá/MT)
c. Horários: 15h00 (cantos, orações, pregação com Padre Paulo Ricardo e adoração ao Santíssimo Sacramento). 19h00 (Santa Missa presidida pelo Padre Paulo Ricardo, na qual serão feitas ou renovadas as Consagrações)
d. No dia 09/12/2012, no Domingo, Pe. Paulo Ricardo fará, na parte da manhã, um encontro privado com as pessoas que tenham vindo de outro lugares.
OBS.: A missa será aberta a todos que dela quiserem participar, contudo, é imprescindível que quem for fazer ou renovar sua Consagração envie os dados pelo formulário acima.
11. Quem PODE se consagrar nessa celebração?
Somente aqueles que sozinhos ou em grupo tenham lido o Tratado e se preparado de acordo com o método proposto por São Luís Maria Grignion de Montfort.
Somente aqueles que sozinhos ou em grupo tenham lido o Tratado e se preparado de acordo com o método proposto por São Luís Maria Grignion de Montfort.
12. Esta é a ÚNICA data possível para a Consagração ou renovação?
Não. O ideal é que seja feita em uma solenidade mariana, mas não é obrigatório. Aqueles que se prepararam para fazer ou renovar a Consagração no final do ano, sugerimos o período entre o dia 25 de novembro (Solenidade de Cristo Rei) e o dia 12 de dezembro (Solenidade de Nossa Senhora de Guadalupe). Os que se consagrarem nestas datas próximas a 08 de Dezembro (25 de Novembro a 12 de Dezembro), pedimos que enviem também os seus dados.
Não. O ideal é que seja feita em uma solenidade mariana, mas não é obrigatório. Aqueles que se prepararam para fazer ou renovar a Consagração no final do ano, sugerimos o período entre o dia 25 de novembro (Solenidade de Cristo Rei) e o dia 12 de dezembro (Solenidade de Nossa Senhora de Guadalupe). Os que se consagrarem nestas datas próximas a 08 de Dezembro (25 de Novembro a 12 de Dezembro), pedimos que enviem também os seus dados.
13. Quem vai somente renovar a sua Consagração deve preparar-se como um iniciante?
Não. Embora seja salutar a releitura do Tratado, ela não é obrigatória, apenas sugerida. O que se recomenda enfaticamente é que, para a renovação, o consagrado refaça os 30 dias de orações preparatórias.
Não. Embora seja salutar a releitura do Tratado, ela não é obrigatória, apenas sugerida. O que se recomenda enfaticamente é que, para a renovação, o consagrado refaça os 30 dias de orações preparatórias.
14. Quando devo começar as orações preparatórias e onde as encontro?
Para quem irá se consagrar ou renovar a Consagração no dia 08 de dezembro, os 30 dias devem se iniciar no dia 08 de novembro. As orações são indicadas no próprio “Tratado” (n. 227-233). As orações de preparação poderão ser baixadas aqui.
Para quem irá se consagrar ou renovar a Consagração no dia 08 de dezembro, os 30 dias devem se iniciar no dia 08 de novembro. As orações são indicadas no próprio “Tratado” (n. 227-233). As orações de preparação poderão ser baixadas aqui.
OBS.: Conforme já foi dito, a releitura do Tratado não é obrigatória, apenas sugerida, bem como sugere-se que sejam assistidas as 04 palestras do Padre Paulo Ricardo sobre o Tratado.
15. Falhei durante os 30 dias. O que posso fazer? Devo me consagrar ou renovar minha consagração?
A recomendação é que, se falhei alguns dias nas orações (seja por esquecimento ou outro motivo), se prossiga na preparação e que se faça ou se renove a Consagração no dia definido. Em caso de pecado mortal, o recomendado é o que a Igreja prescreve: arrependimento, confissão e reparação. O mau passo ou ato falho pode ser uma arma do Inimigo para impedir que a pessoa entregue-se à essa santa devoção, por isso prosseguir é a orientação.
A recomendação é que, se falhei alguns dias nas orações (seja por esquecimento ou outro motivo), se prossiga na preparação e que se faça ou se renove a Consagração no dia definido. Em caso de pecado mortal, o recomendado é o que a Igreja prescreve: arrependimento, confissão e reparação. O mau passo ou ato falho pode ser uma arma do Inimigo para impedir que a pessoa entregue-se à essa santa devoção, por isso prosseguir é a orientação.
16. No dia da Consagração - seja em 08 de dezembro ou na data escolhida - o que devo fazer?
a. Deve-se oferecer um tributo a Nosso Senhor Jesus Cristo e à Virgem Santíssima, em penitência pelas infidelidades cometidas e em sinal da total dependência Deles. Esse tributo pode ser jejum, penitência ou esmola. (conforme nº 232, do Tratado).
b. Deve-se envergar um sinal físico da Consagração (Tratado, nº 236-242). São Luís sugere usar "pequenas cadeias de ferro", mas evidentemente que este sinal pode ser substituído com algo mais compatível com o estilo de vida de cada um (como uma Medalha da Santíssima Virgem, um Escapulário, uma pequena corrente, um anel…).
c. Deve-se escrever em um papel a fórmula da Consagração, assinar e guardar (a fórmula é chamada de "Consagração de si mesmo a Jesus Cristo, Sabedoria Encarnada, pelas Mãos de Maria" e pode ser encontrada na página 183, da edição da Arca de Maria, na página 281, da edição da Vozes e também aqui).
d. Deve estar sem pecado mortal, se confessando no dia ou anteriormente.
e. Deve comungar (Tratado, nº 231).
f. Deve-se estar na celebração com veste adequada, de modo a expressar com a roupa “o respeito, a solenidade e a alegria”, como nos orienta o Catecismo da Igreja Católica ao falar da Eucaristia (n. 1387).
b. Deve-se envergar um sinal físico da Consagração (Tratado, nº 236-242). São Luís sugere usar "pequenas cadeias de ferro", mas evidentemente que este sinal pode ser substituído com algo mais compatível com o estilo de vida de cada um (como uma Medalha da Santíssima Virgem, um Escapulário, uma pequena corrente, um anel…).
c. Deve-se escrever em um papel a fórmula da Consagração, assinar e guardar (a fórmula é chamada de "Consagração de si mesmo a Jesus Cristo, Sabedoria Encarnada, pelas Mãos de Maria" e pode ser encontrada na página 183, da edição da Arca de Maria, na página 281, da edição da Vozes e também aqui).
d. Deve estar sem pecado mortal, se confessando no dia ou anteriormente.
e. Deve comungar (Tratado, nº 231).
f. Deve-se estar na celebração com veste adequada, de modo a expressar com a roupa “o respeito, a solenidade e a alegria”, como nos orienta o Catecismo da Igreja Católica ao falar da Eucaristia (n. 1387).
17. Quais são os materiais de apoio disponíveis?
a. Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem" – Versão PDF
b. "Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem" – Versão impressa ou em áudio (CD)
c. "Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem" – Versão em áudio on-line
d. "Crianças na Escola do Imaculado Coração"
e. Aulas do Pe. Paulo Ricardo explicando parte por parte do "Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem" (foram aulas preparatórias para a Campanha de 2011) – versão on-lineou DVD
f. 13 perguntas comuns sobre a Consagração Total
g. Orações para os 30 dias de preparação – PDF
h. Oração para os 30 dias da preparação – em áudio (partes 1, 2, 3, 4 e 5)
i. Fórmula para a Consagração Total
b. "Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem" – Versão impressa ou em áudio (CD)
c. "Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem" – Versão em áudio on-line
d. "Crianças na Escola do Imaculado Coração"
e. Aulas do Pe. Paulo Ricardo explicando parte por parte do "Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem" (foram aulas preparatórias para a Campanha de 2011) – versão on-lineou DVD
f. 13 perguntas comuns sobre a Consagração Total
g. Orações para os 30 dias de preparação – PDF
h. Oração para os 30 dias da preparação – em áudio (partes 1, 2, 3, 4 e 5)
i. Fórmula para a Consagração Total
18. Ainda tenho dúvidas, a quem posso recorrer?
As dúvidas de todos poderão ser respondidas também pelo e-mail: duvidas@consagrate.com
As dúvidas de todos poderão ser respondidas também pelo e-mail: duvidas@consagrate.com
19. Quero saber mais sobre o Tratado da Verdadeira Devoção e sobre a Consagração, como faço?
O site de referência é: http://www.consagrate.com
O site de referência é: http://www.consagrate.com
sábado, 3 de novembro de 2012
SOUNDCLOUD: Padre Paulo Ricardo (Áudio).
Prezados alunos e assinantes do site Padre Paulo Ricardo:
O objetivo de reformular o site foi o de oferecer ao aluno, ao assinante e ao inscrito uma melhora significativa na qualidade do material oferecido. Todavia, durante o caminho, alguns percalços terão que ser superados, dentre eles, os aspectos técnicos que aparecerem inadvertidamente.
Tão logo a nova versão do site foi postada, inúmeras mensagens indagando sobre esta nova dinâmica e o fato de que alguns cursos não terem sido encontrados começaram a chegar ao nosso suporte. Assim, cumpre-nos informar que: todos os cursos do site estão passando por um refinamento no áudio e no vídeo.
Na medida em que a qualidade pretendida seja alcançada, o que se fará até mesmo pela regravação de aulas, os cursos serão postados na nova versão do site padrepauloricardo.org É, portanto, uma questão de tempo.
Da mesma forma, o curso Catecismo da Igreja Católica passou por esse crivo. Suas primeiras aulas foram regravadas e encontram-se postadas na nova versão. As demais serão postadas em breve.
O projeto de melhora na qualidade do conteúdo engloba ainda a pretensão de que cada aula tenha um material escrito como apoio. Serão textos ou mesmo transcrições, além da bibliografia recomendada pelo Padre Paulo Ricardo sobre o assunto em tela.
A Equipe Christo Nihil Praeponere encontra-se empenhada em sanar todas as dificuldades, responder a todos as mensagens e a pôr em prática todas as novidades previstas para o site. Com a graça de Deus e a oração de todos, em breve isso será possível.
Ad maiorem Dei gloriam
Equipe Christo Nihil Praeponere
Anjos da Guarda: Russo destrói carro em batida com caminhão e sai andando de acidente.
Motorista cometeu imprudência e invadiu pista contrária.
Passageiro que estava no banco de trás também sobreviveu.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Em uma estrada na Rússia, o motorista de um carro de passeio faz uma ultrapassagem arriscada, perde o controle de seu carro e acaba batendo forte em um caminhão, que vinha na pista contrária. Depois do choque assustador, o mais impressionante: o motorista sai ileso e andando do acidente.
sexta-feira, 2 de novembro de 2012
Padre Paulo Ricardo - Formas de penitência e suas razões (Vídeo / Mp3).
O corpo humano pode ser comparado a uma criança mimada, aquela que deseja ter todas as suas vontades satisfeitas e, mesmo que isso ocorra, ela ainda é irritadiça, preguiçosa e indolente. Assim é o ser humano, assim é o corpo humano.
Quanto mais come, mais letárgico fica; quanto mais dorme, mais sono tem; e assim por diante. Trata-se da primeira consequência do pecado original, da mãe de todas as doenças: a filáucia, que pode ser definida como o amor de si contra si e cujo lema é “foge da dor, busca o prazer”.
CD Lobo de Mesquita (1746 -1805): Astiterunt Reges Terrae - Noturno nº 3 (Antífona) & Difusa est gratia.
De José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, disse Curt Lange, “ser um mestre que pode figurar condignamente ao lado dos grandes compositores europeus, pela sólida estrutura e surpreendente beleza musical dos seus trabalhos“.
Ao entregar ao público o Noturno nº 3 da Antífona “Astiterunt Reges Terrae”, que compõe o lado “A” deste disco, a Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira completa a edição de uma obra inédita de José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, composta de três noturnos que formam a coleção “Encontro Barroco”.
Dia de Finados: Ressurreição (Vídeo).
Servidor: Gloria.TV
Arquivos: Mp4 / Mp3
Tamanhos: 32.01 / 4.09 MB
Download Católico (Vídeo / Áudio)
Marcadores:
Áudio,
Conversão,
Dia de Finados,
Fé,
Jesus Cristo,
Mp3,
Mp4,
Ressurreição,
Santos,
Vídeos
Frank Matos - Dia de Finados (Liturgia diária).
O Dia de Finados não é um dia de tristeza, como o é para aqueles que não tem fé e nem esperança, mas é um dia de saudosa recordação (e por que não saudade?), confortada pela fé que nos garante que nosso relacionamento com as almas dos falecidos não está interrompido pela morte, mas é sempre vivo e presente através da oração.
Jó pediu: "”Gostaria que minhas palavras fossem escritas e gravadas numa inscrição com ponteiro de ferro e com chumbo, cravadas na rocha para sempre! Eu sei que o meu redentor está vivo e que, por último, se levantará sobre o pó; e depois que tiverem destruído esta minha pele, na minha carne, verei a Deus. Eu mesmo o verei, meus olhos o contemplarão, e não os olhos de outros” (Jó 19, 1.23-27). São Paulo nos lembrou que a morte não é o fim de tudo, pois disse: "Irmãos: Nós somos cidadãos do céu. De lá aguardamos o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Ele transformará [no dia da ressurreição dos mortos] o nosso corpo humilhado e o tornará semelhante ao seu corpo glorioso, com o poder que tem de sujeitar a si todas a coisas" (Filipenses 3,20-21). O Salmo 26 diz que "O Senhor é minha luz e salvação" e, se Ele é a minha luz e salvação, "de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei?" Ninguém e a nada!
No Evangelho de São João 11,17-27 está escrito: "À chegada de Jesus, já havia quatro dias que Lázaro estava no sepulcro. Ora, Betânia distava de Jerusalém cerca de quinze estádios. Muitos judeus tinham vindo a Marta e a Maria, para lhes apresentar condolências pela morte de seu irmão. Mal soube Marta da vinda de Jesus, saiu-lhe ao encontro. Maria, porém, estava sentada em casa. Marta disse a Jesus: Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido! Mas sei também, agora, que tudo o que pedires a Deus, Deus to concederá. Disse-lhe Jesus: Teu irmão ressurgirá. Respondeu-lhe Marta: Sei que há de ressurgir na ressurreição no último dia. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. Crês nisto? Respondeu ela: Sim, Senhor. Eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, aquele que devia vir ao mundo".
É com estas Palavras do Senhor Jesus irmãos e irmãs, que termino este post, tenhamos fé e, esperança com oração. Assim seja.
Frank Matos
Download Católico
Marcadores:
Ano da Fé,
Dia de Finados,
Esperança,
Fé,
Jesus Cristo,
Liturgia,
Liturgia Diária,
Morte,
Orações
quinta-feira, 1 de novembro de 2012
Imagem de Nossa Senhora fica intacta depois da devastadora passagem do furacão Sandy nos EUA.
Como não sei falar e muito menos ler o idioma inglês, recorri ao Google. Dá para compreender o quanto o povo americano está sofrendo e as informações da tragédia na tradução.
Hoje o Papa, em Roma, rezou pelas vítimas desse furacão, Sandy, que passou pelo Caribe e vai em direção ao Canadá. Nós também somos chamados a rezar por eles também.
Leia a matéria do jornal The Wall Street Journal
_____________________________
Marcha Megastorm Sandy de destruição ceifou pelo menos 43 vidas em os EUA e deixou mais de oito milhões de pessoas sem energia elétrica na terça-feira tarde, em uma das maiores tempestades já para golpear a costa leste.
Diminuída, mas ainda perigoso, a tempestade agitou todo Pensilvânia na terça-feira em um arco em direção Canadá e os EUA nordeste começou seu lento processo de recuperação. Em Nova York, os mercados financeiros se esperava para retomar a negociação quarta-feira, apesar de grandes pedaços da cidade estão sem eletricidade e sua vasta rede de metrôs permanece ociosas por inundações histórico.
Ao amanhecer terça-feira no rastro da tempestade de destroços, que começou a expor histórias de heroísmo e tragédia, decisões ruins e golpes de sorte.
New Jersey tomou um golpe particularmente grave. Partes do calçadão famoso Atlantic City foram reduzidas a estilhaços, a cidade cassino em si, mas tudo submerso. A Seaside montanha russa Parque estava torcido no Oceano Atlântico. Inúmeras casas foram danificadas ou destruídas.
“O nível de devastação no Jersey Shore é impensável”, o governador Chris Christie disse em uma coletiva de imprensa.
Em Broad Channel, em Nova York, uma mãe de 29 anos de idade, foi forçado a mergulhar e nadar para fora da janela da frente de sua casa com sua filha de 8 anos de idade. Peças de West Virginia foram forçados a cavar a partir de três metros de neve. Em Long Island, um homem acendeu um fogo de artifício que ele confundiu com uma vela, e soprou a mão dele, segundo a polícia. E, em Freeport, NY, Nicole Smith evacuado e depois voltou para casa para encontrar um barco em seu gramado.Ela pediu transeuntes por US $ 5 para tirar uma foto.
O entulho disse a um conto de como a segurança poderia ser evasivo no caminho da tempestade. Uma menina de 13 anos foi encontrado morto, de pijama, um bloco de sua desbotada Staten Island casa, um menino de 11 anos e um amigo dele de 13 anos de idade, foram esmagados debaixo de uma árvore que atingiu um casa no subúrbio de Nova York, Westchester County.
No bairro de Nova York de Queens, uma vez que os ventos tinham acalmado manhã terça-feira, Joe Jordan entrei fora descalço para avaliar o quão mal a tempestade tinha danificado seu bairro de longa data, Breezy Point. Durante a noite, um incêndio tinha nivelado mais de 100 casas, dezenas de outras foram arrancadas de seus alicerces pela tempestade.
Lei mais AQUI
A resposta cristã ao secularismo.
“A VIDA ETERNA QUE A VÓS ANUNCIAMOS” (1 Jo 1,2).
1. Secularização e secularismo
Nesta meditação, veremos o segundo obstáculo que a evangelização no mundo ocidental moderno encontra: a secularização. No Motu Proprio com o qual o Papa criou o Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, é dito que este “está a serviço das Igrejas particulares, especialmente naqueles territórios de antiga tradição cristã onde se manifesta mais claramente o fenômeno da secularização”.
A secularização é um fenômeno complexo e ambivalente. Pode significar a autonomia das realidades terrenas e a separação entre o reino de Deus e o reino de César e, neste sentido, não só não é contra o Evangelho, mas encontra nele uma de suas raízes profundas. Pode, no entanto, indicar também todo um conjunto de atitudes contrárias à religião e à fé, pelo qual é preferível usar o termo secularismo. O secularismo está para secularização assim como o cientificismo para a ciência e o racionalismo à racionalidade.
Cuidando dos obstáculos ou desafios que a fé encontra no mundo moderno, referimo-nos exclusivamente a este sentido negativo da secularização. Mesmo assim delimitada, no entanto, a secularização tem muitas faces, dependendo dos campos em que se manifesta: a teologia, ciência, ética, a hermenêutica bíblica, a cultura em geral, a vida cotidiana. Nesta meditação, tomo o termo em seu primordial. A secularização, como o secularismo, na verdade, derivam da palavra saeculum, que no uso comum termina por indicar o tempo presente (aeon atual, segundo a Bíblia), por oposição à eternidade (aeon futuro, “séculos dos séculos”, da Bíblia. NT: um período de tempo extremamente longo e indefinido). Nesse sentido, o secularismo é sinônimo de temporalidade, de redução do real somente à dimensão terrena.
A queda do horizonte da eternidade ou da vida eterna tem, sobre a fé cristã, o mesmo efeito que a areia jogada sobre uma chama: a sufoca, a apaga. A crença na vida eterna é uma das condições de possibilidade da evangelização. “Se é só para esta vida que pusemos a nossa esperança em Cristo, somos, dentre todos os homens, os mais dignos de compaixão”. (1 Coríntios 15,19).
Liturgia: Igreja evoca todos os santos.
A Igreja celebra hoje a solenidade litúrgica de todos os santos, na qual lembra conjuntamente “os eleitos que se encontram na glória de Deus”, tenham ou não sido canonizados oficialmente, como refere a Enciclopédia Católica Popular.
“Hoje veneramos precisamente esta inumerável comunidade de todos os santos que, através dos seus diferentes percursos de vida, nos indicam vários caminhos de santidade, associados por um único denominador comum: seguir Cristo e conformar-se com Ele”, referia Bento XVI, em 2011, a respeito desta data.
As Igrejas do Oriente foram as primeiras (século IV) a promover uma celebração conjunta de todos os santos quer no contexto feliz do tempo pascal, quer na semana a seguir.
No Ocidente, foi o Papa Bonifácio IV a introduzir uma celebração semelhante em 13 de maio de 610, quando dedicou à Santíssima Virgem e a todos os mártires o Panteão de Roma, dedicação que passou a ser comemorada todos os anos.
A partir destes antecedentes, as diversas Igrejas começaram a solenizar em datas diferentes celebrações com conteúdo idêntico.
A data de 1 de novembro foi adotada primeiro na Inglaterra do século VIII acabando por se generalizar progressivamente no império de Carlos Magno (influência de Alcuíno, que era inglês), tornando-se obrigatória no reino dos Francos no tempo de Luís, o Pio (835), provavelmente a pedido do Papa Gregório IV.
Segundo a tradição, em Portugal, no dia de todos os santos, as crianças saíam à rua e juntavam-se em pequenos grupos para pedir o ‘Pão por Deus’ de porta em porta: recitavam versos e recebiam como oferenda pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, amêndoas ou castanhas, que colocavam dentro dos seus sacos de pano; nalgumas aldeias chama-se a este dia o ‘Dia dos Bolinhos’.
Em contraste com esta festa católica está o ‘Halloween’, vindo dos Estados Unidos da América e agora muito celebrado também na Europa, no dia 31 de Outubro.
A comemoração veio dos antigos povos celtas que habitavam a Grã-Bretanha há mais de 2000 anos.
Download Católico
“Hoje veneramos precisamente esta inumerável comunidade de todos os santos que, através dos seus diferentes percursos de vida, nos indicam vários caminhos de santidade, associados por um único denominador comum: seguir Cristo e conformar-se com Ele”, referia Bento XVI, em 2011, a respeito desta data.
As Igrejas do Oriente foram as primeiras (século IV) a promover uma celebração conjunta de todos os santos quer no contexto feliz do tempo pascal, quer na semana a seguir.
No Ocidente, foi o Papa Bonifácio IV a introduzir uma celebração semelhante em 13 de maio de 610, quando dedicou à Santíssima Virgem e a todos os mártires o Panteão de Roma, dedicação que passou a ser comemorada todos os anos.
A partir destes antecedentes, as diversas Igrejas começaram a solenizar em datas diferentes celebrações com conteúdo idêntico.
A data de 1 de novembro foi adotada primeiro na Inglaterra do século VIII acabando por se generalizar progressivamente no império de Carlos Magno (influência de Alcuíno, que era inglês), tornando-se obrigatória no reino dos Francos no tempo de Luís, o Pio (835), provavelmente a pedido do Papa Gregório IV.
Segundo a tradição, em Portugal, no dia de todos os santos, as crianças saíam à rua e juntavam-se em pequenos grupos para pedir o ‘Pão por Deus’ de porta em porta: recitavam versos e recebiam como oferenda pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, amêndoas ou castanhas, que colocavam dentro dos seus sacos de pano; nalgumas aldeias chama-se a este dia o ‘Dia dos Bolinhos’.
Em contraste com esta festa católica está o ‘Halloween’, vindo dos Estados Unidos da América e agora muito celebrado também na Europa, no dia 31 de Outubro.
A comemoração veio dos antigos povos celtas que habitavam a Grã-Bretanha há mais de 2000 anos.
Download Católico
Solenidade de Todos os Santos.
SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS
1 de Novembro de 2005
RITOS INICIAIS
CÂNTICO DE ENTRADA: OS SANTOS RESPLANDECEM COMO LUZ, J. Santos, NRMS 63
ANTÍFONA DE ENTRADA: Exultemos de alegria no Senhor, celebrando este dia de festa em honra de Todos os Santos. Nesta solenidade alegram-se os Anjos e cantam louvores ao Filho de Deus.
Diz-se o Glória
Introdução ao espírito da Celebração
«Os Santos, tendo atingido pela multiforme graça de Deus a perfeição e alcançado a salvação eterna, cantam hoje a Deus no Céu, o louvor perfeito e intercedem por nós.
A Igreja proclama o mistério pascal realizado na paixão e glorificação deles com Cristo propõe aos fiéis os seus exemplos, que conduzem os homens ao Pai por Cristo; e implora, pelos seus méritos, as bênçãos de Deus.
Segundo a sua tradição, a Igreja venera os Santos e as suas relíquias autênticas, bem como as suas imagens. É que as festas dos Santos proclamam as grandes obras de Cristo nos Seus servos e oferecem aos fiéis os bons exemplos a imitar» (Constituição Litúrgica, 104.111).
ORAÇÃO COLECTA: Deus eterno e omnipotente, que nos concedeis a graça de honrar numa única solenidade os méritos de Todos os Santos, dignai-Vos derramar sobre nós, em atenção a tão numerosos intercessores, a desejada abundância da vossa misericórdia. Por Nosso Senhor...
LITURGIA DA PALAVRA
Primeira Leitura
Monição: Numa visão misteriosa, tida em Patmos, João contemplou a multidão inumerável dos eleitos, provenientes de Israel e de todos os povos da terra, marcados com a Cruz e purificados pelo Sangue do Cordeiro.
O Apóstolo antevê o novo povo de Deus, a Igreja, reunido em torno de Deus, na totalidade de seus filhos. Mas essa Igreja, reunida de todos os lugares, vai ainda hoje a caminho, dirigindo-se entre tribulações, para a liturgia celeste.
Assinar:
Postagens (Atom)