Catecismo da Igreja Católica
Catecismo da Igreja Católica, p 161, ISBN 976-603-069-2
A Ultima Provaçäo da Igreja Católica
Parágrafo 675
Antes da vinda de Cristo, a Igreja deve passar por uma prova final, que abalará a fé de numerosos crentes. A perseguiçäo, que acompanha a sua peregrinaçäo na Terra, porá a nu o "mistério da iniquidade", sob aforma duma impostura religiosa, que trará aos homens uma soluçäo aparente para os seus problemas, à custa da apostasia da verdade. A suprema impostura religiosa é a do Anticristo, isto é, dum pseudo-messianismo em que o homem se glorifica a si mesmo, substituindo-se a Deus e ao Messias Encarnado.
Parágrafo 676
Esta impostura anticrística já se esboça no mundo, sempre que se pretende relizar na história a esperança messiânica, que näo pode consumar-se senäo para além dela, através do juízo escatológico. Mesmo na sua forma mitigada, a Igreja rejeitou esta falsificaçäo do Reino futuro sob o nome de milenarismo, e principalmente sob a forma política dum messianismo secularizado, "intrinsecamente perverso".1
Parágrafo 677
A Igrja näo entrará na glória do Reino senäo através dessa última Páscoa, em que seguirá o Senhor na sua Morte e Ressurreiçäo. O Reino näo se consumará, pois, por um triumfo histórico da Igreja segundo um progresso ascendente, mas por uma vitória de Deus sobre o último desencadear do mal, que fará descer do Céu a sua Esposa. O triunfo de Deus sobre a revolta do mal tomará a forma de Juízo final, após o último abalo cósmico deste mundo passageiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Para que você possa comentar é preciso estar logado.