segunda-feira, 31 de outubro de 2016

3 santos irados e furiosos!

Eles tinham caráter colérico, mas conseguiram colocá-lo a serviço de Deus
Santos irados
Muitos acontecimentos recentes têm levado não pouca gente a se enfurecer contra a injustiça, contra líderes políticos, contra a mídia, contra os terroristas e outros semeadores de violência.

O sentimento de raiva faz parte do ser humano. Até Jesus ficou com raiva em certas ocasiões. Mas temos que distinguir o seguinte: sentir raiva é natural e, às vezes, até elogiável, já que é sinal de sadia indignação diante do mal; no entanto, não podemos dizer o mesmo quanto à ira que busca vingança: consentir na ira é pecado.

domingo, 30 de outubro de 2016

O melhor das Músicas Clássicas (Ouça)

Grandes compositores da Música Clássica
Música clássica ou música erudita é o nome dado à principal variedade de música produzida ou enraizada nas tradições da música secular e litúrgica ocidental. Abrange um período amplo que vai aproximadamente do século IX até o presente e segue cânones preestabelecidos no decorrer da história da música . As normas centrais desta tradição foram codificadas entre 1675 e 1900, intervalo de tempo conhecido como o período da prática comum. Continue lendo...

Músicas:

Arthur do Val & Nando Moura (Google Hangouts)

Arthur do Val & Nando Moura
Sejam bem vindos ao canal Terça Livre! No debate de hoje à noite às 20h (horário de Brasília) receberemos Arthur Do Val e Nando Moura para debaterem temas morais, não os assuntos econômicos, onde ambos concordam quase em tudo. Esperamos que este frutuoso debate possa ajudar a esclarecer o que cada um pensa sobre os seguintes:

sábado, 29 de outubro de 2016

Hino Pange Lingua Gloriosi (Vídeo/Áudio)

Santo Tomás de Aquino
Pange Lingua Gloriosi, é um hino Eucarístico composto por Santo Tomás de Aquino (1225 - 1274) para a Festa de Corpus Christi, sendo considerado um dos sete grandes hinos da Igreja Católica. As duas últimas estrofes do hino, consideradas isoladamente, compõem a oração Tantum Ergo, comumente recitada durante a Bênção do Santíssimo Sacramento. A quarta estrofe do hino, particularmente, constitui um desafio enorme de tradução, que tende a ser, por isso, muito aquém da precisão formal e dogmática dos versos originais.

Assista:

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Madre Teresa - Elevazioni musicali (Áudio)

Anjezë Gonxhe Bojaxhiu M.C. (Skopje, 27 de agosto de 1910 — Calcutá, 5 de setembro de 1997), conhecida como Madre Teresa de Calcutá ou Santa Teresa de Calcutá, foi uma religiosa católica de etnia albanesa, nascida em território sob Império Otomano, na capital da atual República da Macedônia, e naturalizada indiana, beatificada pela Igreja Católica em 2003 e canonizada em 2016. Considerada, por alguns, a missionária do século XX, fundou a congregação religiosa das Missionárias da Caridade, tornando-se conhecida ainda em vida pelo cognome de "Santa das Sarjetas".

Muito elogiada por inúmeras pessoas, governos e organizações, Madre Teresa de Calcutá também foi duramente criticada, especialmente por suas posições acerca do controle de natalidade, do aborto e da contracepção. Ela também foi criticada pelas condições das casas dos moribundos que ela cuidava. Christopher Hitchens. Michael Parenti, Aroup Chatterjee e o Conselho Mundial Hindu destacaram-se nas críticas a Madre Teresa. Alguns estudos sugerem que a sua imagem de pessoa caridosa e humanitária é um mito.

Dies Irae - Traduzido e legendado (Latim)

Dies Irae
Canto gregoriano Dies Irae com letra em latim e traduzido para o português.

Dies Iræ ("Dia de Ira") é um famoso hino, em latim, do século XIII. Pensa-se que foi escrito por Tomás de Celano. Sua inspiração parece vir da Bíblia, Sofonias 1,15–16, da tradução para o latim da Vulgata. A métrica é troqueu. O uso principal é dentro da liturgia do réquiem, como Sequência, na tradicional missa católica para os mortos, mas também algumas outras igrejas como a anglicana usam o hino.

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Os riscos das redes sociais

Redes Sociais
   Como disse em outro lugar, não quero nem me cabe determinar a cada um como agir concretamente com respeito às redes sociais (Facebook, etc.). Mas, ainda que muito brevemente, quero e devo alertar a todos sobre os riscos que me parece elas implicam.

   Como nunca fiz parte de nenhuma, só as tratarei a partir de dois de seus efeitos visíveis: o tempo que se perde em tais redes; o fato notório de que, muito ao contrário do que se anuncia, elas são lugar de inimizades, rixas, contendas, detrações, injúrias.

   1) O mundo atual, tanto o capitalista como o comunista ou a mescla de ambos, com sua transformação das pessoas em engrenagens de uma imensa máquina de fazer dinheiro, tirou ao homem grandíssima parte do tempo de ócio, exatamente aquele em que podia viver segundo o que é superior em sua alma: aplicando-se à contemplação, sobretudo de Deus. Impediu, assim, o que para Aristóteles era a vida feliz: a bíos theoretikós (exatamente, a vida contemplativa). Que dizer então do que aconteceu à religião e suas práticas, esta mesma religião que, por virtude sobrenatural, constitui o ápice da vida contemplativa – e de que depende nada menos que a salvação eterna das almas?

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Santa Francisca Romana e a Visão do Inferno

   “Lembra-te dos teus novíssimos e não pecarás” (Ecl. 7,40) — recomenda a Sagrada Escritura. Os novíssimos do homem são as últimas coisas que a ele ocorrerão, ou seja, a morte, o juízo particular, o Céu, o inferno, o purgatório, o fim do mundo, a ressurreição dos mortos e o juízo final.

   A 9 de março a Igreja comemora a festa de uma grande santa, cuja vida foi marcada por extraordinárias visões que teve do Céu, purgatório e inferno, bem como a ação dos anjos e dos demônios neste mundo. Trata-se de Santa Francisca
Romana. 

Ouça:

Sonhos de Dom Bosco e a Visão do Inferno (Áudio)

Uma vez São João Bosco teve um sonho significativo... O santo sonhou que estava no inferno, assistindo uma reunião que os demônios faziam, com o objetivo de destruir a obra salesiana, que se expandia para o mundo inteiro, arrancando das trevas do pecado a juventude mais carente e abandonada.

D. Bosco assistia a reunião diabólica. Em dado momento, levanta-se um diabo e propõe aos demais arrasar a obra de D. Bosco através da luxúria, tentando os padres salesianos pelas "obras da carne". Quando já havia um certo consenso, e todos achavam que era uma boa estratégia para destruir a Congregação de D.Bosco, eis que levanta-se outro diabo e convence os demais que este caminho não teria sucesso. Disse a todos que estava convencido de que D. Bosco já tinha incutido nos seus filhos um grande amor à pureza e à castidade, e que de nada adiantaria tenta-los a cometer estes pecados. E acabaram todos se convencendo de que ele tinha razão.

Testemunho da Atriz Katja sobre a visão do Inferno (Áudio)

Uma experiência impressionante mudou radicalmente a vida de Katja Giammona. Saiba o que a fez abandonar as telas de cinema para entrar no silêncio e no escondimento da vida religiosa.
O novo livro do jornalista Antonio Socci, Avventurieri dell'eterno (Rizzoli, 2015), apresenta aos leitores o incrível testemunho de Katja Giammona, uma história que – assegura o autor – "tocará o fundo de sua alma".

A entrevista da ex-atriz foi dada com a permissão específica de seu pai espiritual. Para ela, de fato, "retirada do mundo com toda a sua vaidade", os contatos com o mundo externo são extremamente reduzidos, quase inexistentes. A disponibilidade para a entrevista foi dada via e-mail e telefone. Benedita – como hoje se chama, na vida religiosa – só concordou em falar porque sabe que "o seu testemunho pode ajudar a muitos".

Nascida em Wolfsburg, na Alemanha, a 11 de julho de 1975, em uma família de testemunhas de Jeová, Katja foi ensinada desde a infância a ler a Bíblia e acompanhar os pais em sua caminhada religiosa. Mas, ainda no começo de sua adolescência – graças a uma amiga católica e à ajuda de um pastor protestante –, a jovem sentiu o desejo de levar à perfeição o seu batismo, entrando plenamente na Igreja Católica (o batismo das testemunhas de Jeová, recorda Katja, não é considerado válido pela Igreja, porque não é ministrado em nome da Trindade, mas tão somente em nome de Jesus).

Nos anos 90, Katja trabalhou na televisão e no cinema, realizando o sonho de tornar-se uma atriz famosa, seja na Alemanha, seja na Itália. Mas a sua carreira foi definitivamente interrompida porque, como ela mesma explica, "Cristo me queria para si, e que eu vivesse e trabalhasse somente para Ele, e não para fazer carreira para a TV e para o inferno".

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

10 Representações de Nossa Senhora ao Redor do Mundo

Na tradição católica, a mãe de Jesus Cristo é chamada tanto de Virgem Maria quanto de Nossa Senhora. Só que você já deve ter visto por aí um monte de Nossas Senhoras: todas elas representam a mesma pessoa, mas seguem as tradições da comunidade que a reverencia. No Brasil, a Nossa Senhora de Aparecida inclusive é a padroeira do país. Por isso, conheça a história de algumas delas!

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Padre Paulo Ricardo - Memória de Nossa Senhora do Rosário (7 de outubro)

Padre Paulo Ricardo
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 1, 26-38)

Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!"

Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: "Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim".

Maria perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?" O anjo respondeu: "O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível".

Maria, então, disse: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!" E o anjo retirou-se.

O Santo Rosário, uma das maiores riquezas da Igreja e, segundo o testemunho dos santos, a mais poderosa arma cristã contra o demônio, pode parecer a uns poucos desentendidos como coisa de beataria, de fiel simplório e rude, cuja "alma vulgar", incapaz de alçar grandes voos, tem de contentar-se com repetir um sem-número de ave-Marias. Trata-se, no entanto, da mais completa escola de oração, de um verdadeiro compêndio do Evangelho, como bem lhe chamou o Papa São João Paulo II. O Santo Rosário, com efeito, fazendo da repetição litânica da saudação angélica um como que "pano de fundo" musical, permite ao cristão, ao mesmo tempo em que mantém nos lábios o dulcíssimo nome da sempre virgem Mãe de Deus, contemplar com a inteligência os principais mistérios de sua Redenção. Para ser proveitosa, portanto, a récita do Rosário não pode prescindir da meditação; é importantíssimo que o fiel, deixando-se guiar por Maria, deixe também que o seu coração repouse amorosamente em cada cena meditada, um cenário de detalhes cuja riqueza homem nenhum pode exaurir de todo. Peçamos hoje a Nossa Senhora do Rosário que nos alcance de seu divino Filho a graça de sermos constantes na prática desta tão doce devoção, "cadeia que nos prende a Deus, vínculo de amor que nos une aos Anjos, torre de salvação contra os assaltos do inferno" (Beato Bártolo Longo, Súplica à Rainha do Santo Rosário).

A Batalha de Lepanto

Artigo sobre uma das maiores batalhas navais da história, a batalha de Lepanto, onde os católicos com a ajuda de Nossa Senhora venceram os turcos que estavam invadindo a Europa.
São Pio V
Quando, no ano da Redenção de 1566, o Cardeal Ghislieri foi elevado ao trono pontifício com o nome de Pio V, a situação da Cristandade era angustiante. Com efeito, fazia aproximadamente um século que os turcos avançavam sobre a Europa, por mar e através dos Bálcãs, no intuito insolente de sujeitar à lei de Mafoma as nações católicas, e sobretudo de chegar até Roma, onde um de seus sultões queria entrar a cavalo na Basílica de São Pedro.

Mas o pior dos males não vinha de fora. O flagelo do protestantismo fizera apostatar a Inglaterra (subjugando a Irlanda e ameaçando a Escócia), continuava a alastrar-se pela Alemanha e convulsionava a França. A esse quadro de desgraças somava-se a cobiça dos reis e príncipes católicos, que já não eram movidos por aquele zelo da Fé e adesão à Igreja, que levara seus antepassados a atender à convocação da cruzada aos brados de “Deus o quer!”. Alguns não hesitavam ante vergonhosas e espúrias alianças com os próprios turcos, para investir contra outras nações católicas, visando conquistas territoriais, glória mundana e poder.

O poderio otomano atinge seu ápice

Em 1457 caíra Constantinopla. Transposto o Bósforo, os infiéis avançaram sobre as regiões balcânicas, subjugando a Albânia, a Macedônia, a Bósnia. Ao mesmo tempo iam tomando uma a uma as ilhas do arquipélago grego. Nos primeiros anos do século XVI, o sultão Selim I aumentou seu poderio conquistando a Pérsia e o Egito. O ano de 1522 viu cair a fortaleza de Rhodes, defendida heroicamente pelos monges cavaleiros da Ordem de S. João de Jerusalém, como o bastião avançado da Cristandade, para onde se haviam retirado após a perda de seu último reduto na Palestina, o forte de São João d’Acre. Em 1524 o novo sultão Solimão II, chamado o magnífico, ocupava e tratava duramente Belgrado. Seis anos mais tarde, 300.000 otomanos chegaram às portas de Viena. Não conseguindo tomar a cidade depois de quinze violentos assaltos, retiraram-se, levando cativos 3.000 cristãos.

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Encontro com os participantes da Conferência Fé e Esporte (Transmissão Ao Vivo)

O Papa Francisco encontra os participantes da Primeira Conferência Mundial sobre Fé e Esporte, pormovida pelo Pontifício Conselho para a Cultura, junto com as Nações Unidas e o Comitê Olímpico Internacional.

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Programa de Rádio Caminhando com Maria (Ouça)

Programa Caminhando com Maria, apresentado pelo Sr. Afonnso Alder, todos os sábados às 12h00 na Rádio Imprensa FM, na frequência 104,9 ou pelo App Rádios Net.

Clique aqui e ouça agora...

Salve Maria!

Vangelis - Canto Gregoriano

Vangelis (nome artístico de Evángelos Odysséas Papathanassíu, em em grego: Ευάγγελος Οδυσσέας Παπαθανασίου; Vólos, 29 de março de 1943) é um músico grego dos estilos neoclássico, progressivo, música eletrônica e ambiente. Suas composições mais conhecidas são o tema vencedor do Oscar de 1981, com o filme Chariots of Fire (br: Carruagens de Fogo), a trilha sonora do clássico Blade Runner, e mais recentemente, do filme biográfico de Cristóvão Colombo, 1492: Conquest of Paradise (br: 1492 - A Conquista do Paraíso / pt: 1492 - Cristóvão Colombo), com a música instrumental "Conquest of Paradise". É conhecido também pelo uso de sua música na série da PBS, Cosmos de Carl Sagan. Entre suas composições, há o tema da Copa do Mundo de 2002. Fonte.

Download Católico