segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Maria teve outros filhos?


MATEUS 13,55-56, e MARCOS 6,3, dizem: “Este não é o carpinteiro, o Filho de Maria, irmão de TIAGO, e JOSÉ, e de TADEU e SIMÃO? As Suas irmãs não vivem aqui entre nós?” (Nota! Somente “o carpinteiro” é chamado de “o Filho de Maria”, não “UM DOS filhos de Maria”). Alguns referem-se a esses versículos como “prova” de que Maria tinha outros filhos. Veja também: Mt 12,46, Mc 3,31, Lc 8,19, Jo 7,5.



Vamos analisar o assunto mais detalhadamente, usando a sua Bíblia…
A palavra:
- “Irmãos”… aparece mais de 530 vezes na Bíblia.
- “Irmão” …. aparece mais de 350 vezes.
- “Irmã”….. aparece mais de 100 vezes.
- “Irmãs”…. aparece mais de 15 vezes.
IRMÃO: A palavra hebraica ‘ACH’, é normalmente traduzida por “irmão”. Como o hebraico e o aramaico, nos quais foi escrito o Evangelho de Mateus, tinham muito menos palavras do que o inglês ou o português, os judeus daquele tempo usavam o termo num sentido amplo para significar parentesco.

Não existem termos hebraicos para os diferentes níveis e graus de relacionamento. “Irmão” significava os filhos do mesmo pai e todos os membros do sexo masculino de uma clã ou tribo. Em grego, no qual o Evangelho de Marcos foi escrito, a palavra “irmão” é “adelphos” (adelphos) que significa “irmão de sangue” ou “pertencente ao mesmo povo” ou “um compatriota” ou “irmão de fé”.

Ainda hoje a palavra é usada com sentido mais amplo, de forma que “amigos”, “aliados”, “pessoas da mesma fé” e “cidadãos de um mesmo local” podem ser incluídos na mesma irmandade. Não era diferente no tempo de Cristo.
Os quatro dicionários [de inglês] que consultei listam três ou quatro classes de significados para a palavra “irmão”. A primeira classe concerne aos “filhos dos mesmos pais”. As outras duas ou três classes dizem: “parentes”, “companheiros”, “amigo íntimo”, um “colega”, um “membro de ordem religiosa”, um “membro da mesma Igreja Cristã”, etc. Quantas vezes você já viu um pastor na TV se dirigir à audiência dizendo: “Nossos irmãos e irmãs”?

Os detratores de Maria aceitam os últimos três significados conforme lhes convém, mas quando o assunto é Maria, a mãe de DEUS, eles sempre se referem ao primeiro significado. Isto é justo para com Ela? Como você explica isso?
Nas palavras do próprio Jesus Cristo, leia João 20,17, onde Ele diz à Maria Madalena: “Não Me retenhas, porque ainda não subi a Meu Pai, mas vai aos Meus ‘IRMÃOS’ e dize-lhes: ‘Subo para Meu Pai e vosso Pai, Meu DEUS e vosso DEUS’”.

Agora, no próximo versículo, a quem ela se dirigiu?

João 20,18: “Maria Madalena correu para anunciar aos DISCÍPULOS que ela tinha visto o Senhor e contou o que Ele lhe tinha falado”.
Quando Jesus disse “IRMÃOS”, Ele queria dizer Seus DISCÍPULOS, e não Seus irmãos de sangue.
Leia Mateus 28,10, Jesus lhes diz: “Não temais! Ide dizer aos meus “IRMÃOS” que se dirijam à Galiléia, pois é lá que eles Me verão.”

Quem foi para a Galiléia se encontrar com Jesus?

Mateus 28,16: “Os onze DISCÍPULOS foram para a Galiléia, para a montanha que Jesus lhes tinha designado”.
Também nesse caso, quando Jesus disse “IRMÃOS”, Ele se referia aos Seus DISCÍPULOS e não aos Seus “irmãos de sangue”.
Mateus 23,8: Jesus disse: “vós sois todos irmãos”.

Nós somos todos “irmãos de sangue”?

Lucas 22,31-32: “Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como o trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua confiança não desfaleça; e tu, por tua vez, confirma os teus irmãos” .
Jesus falou com Simão Pedro neste episódio e a palavra “irmãos” está no plural. Jesus se referia aos “irmãos de sangue” de Pedro ou aos outros Apóstolos?
Outro exemplo das palavras de Jesus Cristo:
Jesus nos diz quem são seus “irmãos” e “irmãs” em Mateus 12,50 e Marcos 3,34-35: “Todo aquele que faz a vontade de Meu Pai que está nos céus, esse é MEU IRMÃO, MINHA IRMÃ E MINHA MÃE”.

Então, aqueles que insistem que a palavra “irmão” ou “irmã” significa apenas parentes de sangue ou frutos do mesmo útero, terão que ajustar sua forma de pensar para encaixar o que Jesus disse nessas passagens. Senão, todas as pessoas no mundo inteiro terão que ser vistas como irmãos e irmãs de sangue de Jesus Cristo.
E mais um versículo importante a respeito dos “irmãos”:
João 7,5: “Com efeito, nem mesmo os seus irmãos acreditavam nele”.
Se eles fossem mesmo irmãos de sangue de Jesus, como muitos não-Católicos alegam, então eles deveriam ter convivido com Ele a maior parte dos Seus primeiros 30 anos na terra. Aqueles que alegam que Ele teve irmãos, sabem perfeitamente que Sua mãe e seu pai patativo sabiam quem Ele era e, claro, acreditavam Nele. Eles querem que acreditemos também que Seus irmãos não sabiam quem Ele era e não acreditavam Nele?
Veja também: Números 8,26; 1Samuel 30,23; 2Samuel 1,26; 1Reis 9,13; 2Crônicas 29,34; Atos 2,37; 3,22; 7,23.

Por exemplo…
Se você ler Gênesis 29,15: “E Labão disse a Jacó: porque vós sois meu irmão…” À primeira vista, poderia-se pensar que Jacó e Labão eram irmãos de sangue. Agora compare com Gênesis 29,5: “Conheceis porventura Labão, filho de Nacor?”. Compare com Gênesis 25,21-26 e você vai perceber que Jacó era filho de Isaac e Rebeca. Labão era filho de Nacor. Eles não eram irmãos de sangue mas sim conterrâneos.
Cristo diz à multidão de Seus discípulos em Mateus 23,1-8: “E VÓS SOIS TODOS IRMÃOS”. Ele queria dizer que todos eram “irmãos de sangue”? Claro que não.
Em 1Coríntios 15,6, Jesus apareceu de uma vez só para 500 irmãos. Seria possível que todos eles fossem seus “irmãos de sangue”? Muito improvável. E temos Pedro falando a cento e vinte irmãos em Atos 1,15-16. Paulo se refere a um “chamado de irmão” em 1Coríntios 5,11 e 8,1-13. Paulo pede: “IRMÃOS, orai também por nós. Saudai a todos os IRMÃOS com o ósculo santo” em 1Tessalonicenses 5,25-26. A Bíblia tem muitos versículos semelhantes. Ninguém tem problema com esses versículos. Por que então têm problema quando “Maria” faz parte do versículo?
Agora temos que lidar com os irmãos, TIAGO, JOSÉ, SIMÃO, and JUDAS conforme Marcos 6,3…
- Marcos 15,40: “Achavam-se ali também umas mulheres, observando de longe, entre as quais Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, o menor, e de José, e Salomé”. Estas pessoas estavam presentes na crucificação.
- João 19,25: “Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena”. Perceba que neste versículo a palavra “irmã” significa “irmã de sangue”, mas não consta seu nome. O contexto e a colocação das vírgulas indicam que havia duas mulheres na mesma família, ambas com o nome de Maria. Isso não causaria muita confusão na família? Por meio de cuidadosa comparação com Marcos 15,40, vemos que Maria a Mãe de Jesus não é citada, mas Salomé o é. Salomé também é indiretamente mencionada em Mateus 27,56 como a mãe dos filhos de Zebedeu. Desta forma podemos chegar a conclusão de que Salomé é a irmã de Maria que não foi mencionada no versículo em questão.

- Mateus 10,2-3: “TIAGO, o filho de Alfeu e “Lebbaeus”, cujo sobrenome era Tadeu.” Alfeu é uma tradução alternativa de Cléofas (Clophas) e, portanto, são a mesma pessoa.
- Atos 1,13: “TIAGO, o filho de Alfeu, Simão o zelota, e JUDAS, o irmão de TIAGO”.
Por meio dessas quatro passagens, vemos que havia outra “Maria”, que era mulher de Cléofas (Alfeu), e a mãe dos três “irmãos” de Jesus, TIAGO (menor), JOSÉ e JUDAS em Marcos 6,3. Para mantermos Marcos 6,3 em harmonia, já que os três não eram filhos de Maria, a mãe de Jesus, então SIMÃO também não o é. SIMÃO é o Cananeu de Marcos 3,18, também chamado o “Zelota” (Zelo’tes), cf. Mateus 10,4, Lucas 6,15, Atos 1,13. Judas, autor da epístola de Judas, diz que é irmão de Tiago em Judas 1,1. Judas era também chamado “Tadeu” em Marcos 10,3 e 3,18. Era um recurso para distingui-lo de Judas Iscariotes. Lucas 6,16 distingue os dois ainda mais: “E Judas o irmão de Tiago e Judas Iscariotes, que O traiu”.

Ainda sobre o tópico “Os outros filhos de Maria”, tenho outra observação a fazer:
- Jo 19,26-27: “Quando Jesus viu Sua mãe e perto dela o discípulo que amava”. O discípulo era João, o autor do Evangelho segundo João. “Depois disse ao discípulo: ‘EIS AÍ TUA MÃE’”. João era filho de Maria e irmão de sangue de Jesus?

Leia os versículos seguintes para ver:
- Marcos 1,19: “Ele viu Tiago, filho de Zebedeu e JOÃO, seu irmão.”
- Marcos 3,17: “E Tiago filho de Zebedeu e JOÃO, irmão de Tiago.”
Em nenhuma das duas passagens é dito que Jesus viu irmãos de sangue ou mesmo os reconheceu como pessoas de Seu conhecimento.
- Mateus 27,56: “Entre as quais estavam Maria Madalena, e Maria a mãe de Tiago (menor) e José, e a mãe dos filhos de Zebedeu”.
- Mateus 20,20: “Eis que a mãe dos filhos de Zebedeu veio até Ele com seus filhos…”
- Marcos 15,40: “entre as quais estava Maria Madalena, e Maria a mãe de Tiago menor e José, e Salomé (a mãe dos filhos de Zebedeu)”.
- Lucas 24,10: “Eram elas Maria Madalena…e Maria (’a outra Maria’) a mãe de Tiago (menor)…”
Comparando Mateus 27,56 com Marcos 15,40, vemos claramente que Zebedeu tinha uma esposa cujo nome era Salomé. Ela é chamada a “mãe dos filhos de Zebedeu” em Mateus 27,56 e Salomé em Marcos 15,40. Eles tinham dois filhos: JOÃO E TIAGO, cf. Marcos 3,17. O JOÃO que está ao pé da cruz e ao qual Jesus confia Sua mãe não é filho de Maria, a mãe de Jesus, mas sim de Zebedeu e Salomé. Se Jesus tinha irmãos de sangue, por que então Ele não confiou Sua mãe a eles? Ele seria obrigado a fazer isso de acordo com a lei Judaica…

GENEALOGIA:
—Zebedeu—–Mt 4,21, Mc 1,19, Mc 3,17—————-
+ >——gerou——–Tiago e João———————-
—Salomé————Mt 27,56, Mc 15,40—————–
—Cléofas-(Alfeu)–Mt 10,2-3, Jo 19,25, At 1,13——–
+ >——gerou——Tiago (menor), José (Joses) e Tadeu-
—Maria—-a outra Maria, Mt 27,56,61, 28,1, Jo 19,25–
—O ESPÍRITO SANTO——Lc 1,35-38———————
+ >——gerou——JESUS O CRISTO———————-
—Maria—————–Lc 1,30-38———————
Esta “Genealogia” mostra quem eram os verdadeiros pais dos “irmãos” em Marcos 6,3 e Mateus 13,55, acabando com os argumentos acerca da palavra “irmão”.
“Cristo…era o único Filho de Maria, e a Virgem Maria não teve outros filhos além Dele… ‘Irmãos’ significa certamente ‘primos’ neste caso, porque a Sagrada Sabedoria e os Judeus sempre chamam os primos de irmãos” (Martinho Lutero; Sermões sobre João, capítulos 1-4, 1537-39).
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Notas adicionais:
- Mateus 1,25: “E não a conheceu ATÉ que…”. O significado da palavra “ATÉ” é uma ação que não ocorreu até certo momento. Mas não implica que tenha ocorrido depois:
Gênesis 8,7: “Ele deixou sair um corvo, o qual, saindo, voava de um lado para outro, até que aparecesse a terra seca” - O corvo deixou de voar depois disso?
Deuteronômio 34,6: “[Moisés morreu] e até hoje não se sabe o local de seu sepulcro” - Já encontramos o sepulcro de Moisés?
2Samuel 6,23: “…a filha de Saul não teve mais filhos até o dia de sua morte” - Ela teve filhos depois de morta?
1Coríntios 15,25: “Pois é necessário que Ele reine até que ponha todos os inimigos debaixo de seus pés.” - Ele parará de reinar depois que tiver colocado todos os Seus inimigos debaixo dos Seus pés? Se você acha que sim, então compare com Lucas 1,33: “e Seu reino não terá fim”.
1Macabeus 5,54: “…nenhum deles foi morto até que retornaram em paz.” - Foram mortos depois disso?
Lucas 1,80: João Batista “…estava nos desertos até o dia em que se manifestou a Israel” - Ele continuou no deserto depois? (ver Mateus 3,1; Marcos 1,3-4; Lucas 3,2-4).
Romanos 8,22: “Pois sabemos que toda a criação geme e sofre dores de parto até agora” - Ela ainda geme?
1Timóteo 4,13: “Até eu chegar, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino” - Quando Paulo chegou não houve mais leitura, exortação e ensino?
1Timóteo 6,14: “…que guardes o mandamento sem mácula, irrepreensível, até a aparição de nosso Senhor Jesus Cristo” - Quando Jesus voltar, ainda temos que obedecer ao mandamento?
Apocalipse 2,25-26: “Mas guardai o que tendes até que eu venha. Então ao vencedor, ao que praticar minha obras até o fim, dar-lhe-ei poder sobre as nações pagãs” - Deveríamos então parar de guardar o que temos e parar de praticar Suas obras quando Ele retornar?
- Lucas 1,34: “Maria então perguntou ao anjo: “Como se fará isso, pois não conheço homem?”. Isso indica que Maria não tinha relações com nenhum homem e era virgem.
- Lucas 2,7: “E deu à luz ao seu filho PRIMOGÊNITO e o envolveu em faixas…”. Primogênito, na época em que os Evangelhos foram escritos, significava “a primeira criança que abriu o ventre” - Veja Êxodo 13,2 e Números 3,12. Primogênito não significa que Maria teve outros filhos, já que o seu ÚNICO filho é um “FILHO PRIMOGÊNITO”. O autor deste artigo o é.

EM NENHUM LUGAR DA BÍBLIA É DITO QUE MARIA, A MÃE DE JESUS, TEVE OUTROS FILHOS. POR QUÊ, ENTÃO, ALGUNS INSISTEM EM DIZER QUE ELA TEVE?
A PRIMEIRA PESSOA A CHAMAR MARIA DE “BENDITA” FOI DEUS, ATRAVÉS DO ARCANJO GABRIEL, EM LUCAS 1,28.
MARIA É A ÚNICA PESSOA NA BÍBLIA INTEIRA QUE É CHAMADA “BENDITA SOIS VÓS ENTRE AS MULHERES”.
SIM, ELA É UMA MÃE COMO QUALQUER OUTRA MÃE, MAS QUE DIFERENÇA QUANTO AOS FILHOS.
COMO QUALQUER OUTRO BOM FILHO, JESUS CRISTO DEFENDERÁ SUA MÃE CONTRA TODOS OS SEUS DETRATORES.
A ESPOSA DO ESPÍRITO SANTO TEM MUITOS FILHOS ESPIRITUAIS, POIS ELA É A MÃE DE TODOS NÓS…

Referências Bíblicas: Gen 8,7, Gen 25,21-26, Gen 29,5,15, Ex 13,2, Num 3,12, Num 8,26, Deut 23,7, 1Sam 30,23, 2Sam 1,26 e 6,23, 1Re 9,13, 2Re 10,13-14, 2Cron 29,34, Mt 1,25, Mt 4,21, Mt 10,2-4, Mt 12,46, Mt *12,48-50, Mt 13,55-56, Mt 20,20, Mt 26,26, Mt 27,56,61, Mt 28,1, Mc 1,19, Mc 2,14, Mc 3,17-21,31-35, Mc 6,3, Mc 15,40,47, Lc 1,34, Lc 2,7 Lc 2,41-51, Lc 5,10, Lc 6,16, Lc 8,19, Lc 24,10, Jo 7,2-7, Jo 19,25-27, Jo 20,17-18, At 1,13-16, Rom 8,29, 1Cor 5,11, 1Cor 8,11-13, 1Cor 9,5, 1Cor 15,6, Gal 1,19, 1Tes 5,25-26, 1Pe 5,12, Tg 1,1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para que você possa comentar é preciso estar logado.