P. Qual a origem da palavra?
R. Vem da palavra Grega "Katholikos", que depois foi latinizada para "Catholicus".
R. Vem da palavra Grega "Katholikos", que depois foi latinizada para "Catholicus".
P. Qual o significado da palavra?
R. Significa "Universal", que, por sua vez, significa: "em relação a", ou "que afeta o mundo inteiro e todas as pessoas que nele vivem". Quer dizer: abrangente, amplo, geral e que contém todo o necessário. Em suma, significa todas as pessoas em todos os lugares, tendo todo o necessário, o tempo todo.
R. Significa "Universal", que, por sua vez, significa: "em relação a", ou "que afeta o mundo inteiro e todas as pessoas que nele vivem". Quer dizer: abrangente, amplo, geral e que contém todo o necessário. Em suma, significa todas as pessoas em todos os lugares, tendo todo o necessário, o tempo todo.
P. Mas é Bíblica?
R. É sim. Está em Mateus 28,19-20: "Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosto todos os dias, até o fim do mundo."
Esta é uma declaração de Universalidade: Katholicos, Catholicus, Católico.
R. É sim. Está em Mateus 28,19-20: "Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosto todos os dias, até o fim do mundo."
Esta é uma declaração de Universalidade: Katholicos, Catholicus, Católico.
P. Ouvi dizer que a palavra "Católico" não foi usada por centenas de anos depois que Jesus Cristo fundou Sua Igreja.
R. Não é verdade. O primeiro uso que se registra da palavra que eu pude encontrar para a Igreja Católica está na carta de Santo Inácio de Antioquia aos Esmirnenses, parágrafo 8, de 107 d.C.
R. Não é verdade. O primeiro uso que se registra da palavra que eu pude encontrar para a Igreja Católica está na carta de Santo Inácio de Antioquia aos Esmirnenses, parágrafo 8, de 107 d.C.
Mas, sem dúvida alguma, a palavra vinha sendo utilizada antes do tempo desta carta.
P. Alguns dizem que a Igreja Católica terminou no tempo de Constantino (285-337), com o "Édito de Milão", que ele emitiu em 313, concedendo à Igreja liberdade de culto. Outros dizem que foi nessa época que a Igreja começou. Quem está com a razão?
R. Ninguém está com a razão. A Igreja Católica é a verdadeira Igreja fundada por Jesus Cristo e Ele garantiu sua perpetualidade, cf. Mateus 28,20, e sua total veracidade, cf. 1Timóteo 3,15. Agora, se algum dos argumentos da questão fosse verdadeiro, então você não acha que os Pais da Igreja o teriam mencionado em algum lugar? Ao invés disso, os Pais da Igreja mencionam a Igreja Católica em centenas de seus escritos ao longo de muitos séculos. Peçam aos que afirmam essas coisas para exibirem um documento que prove seu ponto de vista contrário.
R. Ninguém está com a razão. A Igreja Católica é a verdadeira Igreja fundada por Jesus Cristo e Ele garantiu sua perpetualidade, cf. Mateus 28,20, e sua total veracidade, cf. 1Timóteo 3,15. Agora, se algum dos argumentos da questão fosse verdadeiro, então você não acha que os Pais da Igreja o teriam mencionado em algum lugar? Ao invés disso, os Pais da Igreja mencionam a Igreja Católica em centenas de seus escritos ao longo de muitos séculos. Peçam aos que afirmam essas coisas para exibirem um documento que prove seu ponto de vista contrário.
Aqui está o que os Pais da Igreja falaram. Em todos os casos a palavra "Católico" é utilizada. Preste atenção às datas, e como se estendem por mais de um século antes e depois de Constantino. O "Jxxxx" refere-se ao número dos parágrafos em "A Fé dos Pais de outrora", escrito por William A. Jurgens.
Igreja Católica:
Inácio, Carta aos fiéis de Esmírnia 8:1-2. J65. 106 D.C.
Martírio de São Policarpo 16:2. J77,79,80a,81a, 155DC
Clemente de Alexandria, Stromata (Miscelânea) 7:17:107:3. J435, 202D.C.
Cipriano, Unidade da Igreja Católica 4-6. J555-557, 251D.C.
Cipriano, Carta a Florentino 66:69:8. J587, 254D.C.
Lactantius, Instituições Divinas 4:30:1. *J637, 304D.C.
Alexandre de Alexandria, Cartas 12. J680, 324D.C.
Anastácio, Carta no Concílio de Nicea 27. J757, 350D.C.
Anastácio, Carta a Serapio 1:28. J782, 359D.C.
Anastácio, Carta ao Concílio de Rimini 5. J785, 361D.C.
Cirilo de Jerusalém, Lições Catequéticas 18:1. J836-*839, 350D.C.
Dâmaso, Decreto de Dâmaso 3. J910u, 382D.C.
Serapião, O Sacramental 13:1. J1239a, 350D.C.
Paciano de Barcelona, Carta a Sinfroniano 1:4 J1243, 375D.C.
Agostinho, carta a Vicente o Rogatist 93:7:23. J1422, 408D.C.
Agostinho , Carta a Vitalis 217:5:16. J1456, 427D.C.
Agostinho, Salmos 88:2:14, 90:2:1. J1478-1479, 418D.C.
Agostinho, Sermões 2, 267:4. *J1492, *J1523, 430 D.C.
Agostinho, Sermão para os Catecúmenos sobre o Credo 6:14. J1535, 395D.C.
Agostinho, A Verdadeira Religião 7:12+. *J1548, *J1562, J1564, 390D.C.
Agostinho, Contra a Carta de Mani 4:5. *J1580-1581, 397D.C.
Agostinho, Instrução Cristã 2:8:12+. *J1584, J1617, 400D.C.
Agostinho, Batismo 4:21:28+. J1629, J1714, J1860a, J1882, 411D.C.
Agostinho, Contra os Pelagianos 2:3:5+. *J1892, *J1898, 421D.C.
Inocêncio I, Carta a Probus 36. J2017, 417D.C.
Fulgêncio de Ruspe, Perdão dos Pecados 1:19:2, J2251-2252, 517D.C.
Inácio, Carta aos fiéis de Esmírnia 8:1-2. J65. 106 D.C.
Martírio de São Policarpo 16:2. J77,79,80a,81a, 155DC
Clemente de Alexandria, Stromata (Miscelânea) 7:17:107:3. J435, 202D.C.
Cipriano, Unidade da Igreja Católica 4-6. J555-557, 251D.C.
Cipriano, Carta a Florentino 66:69:8. J587, 254D.C.
Lactantius, Instituições Divinas 4:30:1. *J637, 304D.C.
Alexandre de Alexandria, Cartas 12. J680, 324D.C.
Anastácio, Carta no Concílio de Nicea 27. J757, 350D.C.
Anastácio, Carta a Serapio 1:28. J782, 359D.C.
Anastácio, Carta ao Concílio de Rimini 5. J785, 361D.C.
Cirilo de Jerusalém, Lições Catequéticas 18:1. J836-*839, 350D.C.
Dâmaso, Decreto de Dâmaso 3. J910u, 382D.C.
Serapião, O Sacramental 13:1. J1239a, 350D.C.
Paciano de Barcelona, Carta a Sinfroniano 1:4 J1243, 375D.C.
Agostinho, carta a Vicente o Rogatist 93:7:23. J1422, 408D.C.
Agostinho , Carta a Vitalis 217:5:16. J1456, 427D.C.
Agostinho, Salmos 88:2:14, 90:2:1. J1478-1479, 418D.C.
Agostinho, Sermões 2, 267:4. *J1492, *J1523, 430 D.C.
Agostinho, Sermão para os Catecúmenos sobre o Credo 6:14. J1535, 395D.C.
Agostinho, A Verdadeira Religião 7:12+. *J1548, *J1562, J1564, 390D.C.
Agostinho, Contra a Carta de Mani 4:5. *J1580-1581, 397D.C.
Agostinho, Instrução Cristã 2:8:12+. *J1584, J1617, 400D.C.
Agostinho, Batismo 4:21:28+. J1629, J1714, J1860a, J1882, 411D.C.
Agostinho, Contra os Pelagianos 2:3:5+. *J1892, *J1898, 421D.C.
Inocêncio I, Carta a Probus 36. J2017, 417D.C.
Fulgêncio de Ruspe, Perdão dos Pecados 1:19:2, J2251-2252, 517D.C.
Os textos seguintes atestam a antiguidade da Igreja Católica.
Antiguidade da Igreja:
Hermas, O Pastor Vis 2:4:1. J82
Anônimo Segunda Carta de Clemente aos Coríntios 14:2. J105
Clemente de Alexandria, Stromata (Miscelânea) 7:17:107:3. J435
Agostinho, Carta a Deogratias 102:15. J1428
Agostinho, Salmos 90:2:1. J1479
Agostinho, Predestinação dos Santos 9:18. J1985
Gregório I, Carta a João 5:44:18. J2295 595D.C.
Anônimo Segunda Carta de Clemente aos Coríntios 14:2. J105
Clemente de Alexandria, Stromata (Miscelânea) 7:17:107:3. J435
Agostinho, Carta a Deogratias 102:15. J1428
Agostinho, Salmos 90:2:1. J1479
Agostinho, Predestinação dos Santos 9:18. J1985
Gregório I, Carta a João 5:44:18. J2295 595D.C.
Os textos seguintes apóiam a perpetualidade da Igreja Católica.
Igreja para sempre:
Clemente, Carta aos Coríntios 42:1,64. J20,29a 80D.C.
Anônimo, Segunda Carta de Clemente a Roma 14:2. J105
Cipriano, Unidade da Igreja Católica 4. J555-556
Cipriano, Carta aos Relapsos 33:27:1. J571
Hilário, A Trindade 7:4. J865 Agostinho, Salmos 90:2:1. J1479
Agostinho, Sermão para os Catecúmenos 6:14. J1535
Anônimo, Segunda Carta de Clemente a Roma 14:2. J105
Cipriano, Unidade da Igreja Católica 4. J555-556
Cipriano, Carta aos Relapsos 33:27:1. J571
Hilário, A Trindade 7:4. J865 Agostinho, Salmos 90:2:1. J1479
Agostinho, Sermão para os Catecúmenos 6:14. J1535
Os seguintes textos falam sobre a fundação da Igreja Católica.
Fundação da Igreja:
Clemente, Carta aos Coríntios 42:1. J20
Hermas, O Pastor Vis 2:4:1-3:5:1. J82-84 140D.C.
Anônimo, Carta de Clemente 14:2. J105
Irineu, Contra Heresias 3:16:6. J217a
Tertuliano, Objeção aos Hereges 9:3. J289
Clemente of Alexandria, Stromata (Miscelânea) 7:17:107:3. J435 202D.C.
Cipriano, Unidade da Igreja Católica 4. J555-556
Cipriano, Carta aos Lapsed 33:27:1. J571
Hilário de Poitiers, A Trindade 7:4. J865
Agostinho, Homilias sobre João 9:10. J1814
Hermas, O Pastor Vis 2:4:1-3:5:1. J82-84 140D.C.
Anônimo, Carta de Clemente 14:2. J105
Irineu, Contra Heresias 3:16:6. J217a
Tertuliano, Objeção aos Hereges 9:3. J289
Clemente of Alexandria, Stromata (Miscelânea) 7:17:107:3. J435 202D.C.
Cipriano, Unidade da Igreja Católica 4. J555-556
Cipriano, Carta aos Lapsed 33:27:1. J571
Hilário de Poitiers, A Trindade 7:4. J865
Agostinho, Homilias sobre João 9:10. J1814
Os textos seguintes atestam o fato de que a Igreja Católica foi estabelecida em Roma.
A Igreja estabelecida em Roma:
Clemente, Carta aos Coríntios, Palestra. J10a 80D.C.
Inácio, Carta aos Romanos, J52
Irineu, Contra Heresias 3:3:3. J210-211
Cipriano, Carta a Cornélio 59:55:14. J580
Concílio de Constantinopla, Canon3. J910d
Dâmaso, Decreto de Dâmaso 3. J910u
Optatus de Melvis, Cisma dos Donatistas 2:2. J1242
Inácio, Carta aos Romanos, J52
Irineu, Contra Heresias 3:3:3. J210-211
Cipriano, Carta a Cornélio 59:55:14. J580
Concílio de Constantinopla, Canon3. J910d
Dâmaso, Decreto de Dâmaso 3. J910u
Optatus de Melvis, Cisma dos Donatistas 2:2. J1242
Os seguintes textos falam da unidade da Igreja Católica.
Unidade da Igreja:
Didaqué 4:3. J1b Inácio, Carta aos Filipenses 3:2. J56
Tertuliano, Objeção aos Hereges 20:4. J292
Cipriano, Unidade da Igreja Católica 4. J555-556
Tertuliano, Objeção aos Hereges 20:4. J292
Cipriano, Unidade da Igreja Católica 4. J555-556
Os seguintes documentos atestam a "Universalidade" da Igreja Católica.
A Igreja Católica é realmente "Universal" como o nome implica.
Igreja Universal:
Didaqué, 9:1,10:1. J6,7
Clemente, Carta aos Coríntios 5:1. J11
Inácio, Carta aos Efésios 3:2. J38
Martírio de São Policarpo, Palestras. J77,79,81a
Hermas, O Pastor Par 9:17:4. J93
Anônimo, Carta a Diogenetus 6:1. J97a
Aristides de Atenas, Apologia 15. J112
Justino Mártir, Diálogo com Trifão 110. J144
Irineu, Contra Heresias 1:10:1. J191,192,215,257
O Muratorian Fragmento. J268
Tertuliano, Contra os Judeus 7:4. J320a
Clemente de Alexandria, Exortação aos Gregos10:110:1. J405
Cirilo de Jerusalém, Lições Catequéticas 18:23. J838
Dâmaso, Decreto de Dâmaso 3. J910u
Clemente, Carta aos Coríntios 5:1. J11
Inácio, Carta aos Efésios 3:2. J38
Martírio de São Policarpo, Palestras. J77,79,81a
Hermas, O Pastor Par 9:17:4. J93
Anônimo, Carta a Diogenetus 6:1. J97a
Aristides de Atenas, Apologia 15. J112
Justino Mártir, Diálogo com Trifão 110. J144
Irineu, Contra Heresias 1:10:1. J191,192,215,257
O Muratorian Fragmento. J268
Tertuliano, Contra os Judeus 7:4. J320a
Clemente de Alexandria, Exortação aos Gregos10:110:1. J405
Cirilo de Jerusalém, Lições Catequéticas 18:23. J838
Dâmaso, Decreto de Dâmaso 3. J910u
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