quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

CD Coro do Mosteiro de São Bento de Olinda.

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Coro do Mosteiro de São Bento de Olinda, em apresentação na Igreja de Saint-Eustache, em Paris, 1999.

Em março de 1999, a cidade de Paris, na França, foi palco da 40ª Reunião Anual dos Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, com o tema “Desenvolvimento e Cultura”. Para abrilhantar a programação festiva do evento, um banco privado brasileiro patrocinou a apresentação do Coro do Mosteiro de São Bento de Olinda, sob os arcos da famosa Igreja de Saint-Eustache.


O Canto Gregoriano - breve notas sobre sua glória


Por sua singularidade musical, o canto gregoriano sempre transforma o público presente às celebrações litúrgicas do Mosteiro de São Bento em platéia emocionada.
É importante sublinhar que as melodias gregorianas foram criadas para a oração: o canto gregoriano é oração cantada. E esse canto, a uma só voz, a todos prende pela melodia, mesmo depois, já no silêncio da capela.



Os textos, em sua maioria, foram retirados da Sagrada Escritura, daí a profundidade e a riqueza do canto.


E as composições foram criadas na língua latina. Podemos dizer que esse tipo de canto supõe o latim, tal é o suporte que lhes oferecem as próprias palavras nascidas no Latium. O laço entre o latim e o canto gregoriano é tão estreito que se torna difícil cantar os mesmos textos em língua vernácula. Os Monges do Coro do Mosteiro de São Bento fizeram algumas experiências com melodias silábicas, como, por exemplo, o Gloria da Missa XV, o hino das Laudes de Páscoa, o Pai-Nosso, alguns hinos de Completas, etc. Os resultados agradaram aos ouvidos sensíveis.


Do imenso repertório de peças do canto gregoriano, selecionamos algumas, extraídas dos tempos fortes da liturgia da Igreja: Natal, Páscoa e Pentecostes.
Para preservar um repertório desses, só mesmo uma comunidade consagrada a isso, como a dos Monges do Mosteiro de São Bento. Na santa paz desse mosteiro, os monges cultivam o canto gregoriano, um canto muito antigo, flor de uma produção de séculos de cristianismo.


INÍCIO


01. Sinos em Saint-Eustache
02. Discurso do Sr. Enrique Iglesias


1ª PARTE




INTRODUÇÃO
03. Gaudeamus - Intróito da Missa de São Bento


QUARESMA E SEMANA SANTA
04. Attende, Domine - Canto responsorial
05. Exsurge … - Intróito de uma Missa Quaresmal
06. Lamentatio e Oratio Jeremiae Prophetae - Leituras do antigo Ofício de Trevas
07. Audi benigne - Hino de Vésperas
08. Christus … - Responsório gradual da Quinta-Feira Santa
09. Gloria, laus … - Hino ao Cristo Rei (da liturgia do Domingo de Ramos)
10. Ubi Caritas … - Canto ao lava-pés


PÁSCOA
11. Surrexit Dominus … - Responsório breve das Vésperas
12. Victimae Paschali Laudes - Sequência da Páscoa
13. Alleluia … - Da Missa da Ascensão


PENTECOSTES
14. Spiritus Domini - Intróito da missa
15. Veni, Sancte Spiritus - Sequência
16. Factus est repente - Antífona da Comunhão


INTERVALO
17. Órgão em Sanit-Eustache


2ª PARTE


ADVENTO E NATAL
18. Rorate - Canto responsarial
19. O Sapientia - Antífona maior do Magnificat
20. Hodie … - Antífona do Magnificat
21. Christe Redemptor - Hino de Vésperas
22. Puer natus … - Motete natalino
23. Kyrie IX - do ato penitencial
24. Puer … - Intróito da missa do dia
25. Stella ista - Antífona de Vésperas (Epifania)


PEÇAS EM PORTUGUÊS ADAPTADAS AO CANTO GREGORIANO
HINOS DE TERÇAS E COMPLETAS
26. Terça
27. Completas I
28. Completas II
29. Onde o Amor e a Caridade - Canto ao lava-pés
30. Pai-Nosso


ANTÍFONAS MARIANAS
31. Ave Regina Caelorum
32. Salve Regina


FINAL
33. Aleluia




Coro do Mosteiro de São Bento de Olinda - 1999
Mestre do coro e solista: Gerardo de Barros Wanderley
Coordenador musical: Antonio Alves
Solistas: Ormindo Pires Filho e Paulo da Silva Cavalcanti
Organista: Silvio Lúcio Milanez de Medeiros
e um coro com “20 vozes escolhidas por Deus.”

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