domingo, 25 de dezembro de 2011

Explosões atingem templos católicos na Nigéria e matam ao menos 27.

Explosões atingiram neste domingo duas igrejas católicas onde eram celebradas as comemorações de Natal. O primeiro atentado ocorreu nas imediações da capital da Nigéria, Abuja, informou a Agência Nacional de Emergências da Nigéria (Nema). O segundo, na cidade de Jos, centro do país.
Pelo menos 27 pessoas morreram na explosão de Abuja, informou um sacerdote, revisando para cima o número de 15 vítimas fatais, registrado pelos serviços de primeiros socorros.
"Os responsáveis que fizeram a contagem me disseram que 27 pessoas morreram", declarou à AFP o padre Christopher Bard, informando que a explosão aconteceu ao final da missa de Natal. O número de mortos pode ser maior, pois havia na igreja uma quantidade indeterminada de pessoas no local, informou o porta-voz, Yushau Shuaib.
A seita islamita Boko Haram, da Nigéria, reivindicou a autoria do atentado. "Somos responsáveis por todos os ataques dos últimos dias, inclusive a bomba na igreja de Madalla", disse à AFP, em declarações por telefone, um porta-voz da Boko Haram, Abul Qaqa.
O grupo, que assumiu a autoria de vários ataques esta semana em dois estados do nordeste do país, também havia assumido vários ataques sangrentos contra várias igrejas, cometidos em 24 de dezembro de 2010.
Horas depois, outra explosão atingiu uma igreja católica na cidade de Jos, centro do país. A cidade havia recebido ameaças do grupo islâmico Boko Haram nos últimos dias, segundo publicou no sábado o jornal nigeriano Tribune. Ao menos um policial perdeu a vida nesse ataque, segundo publicou o Sunday Trust.
Aparentemente, quatro terroristas tentavam se aproximar do templo por uma área arborizada para lançar uma bomba quando foram surpreendidos pelo agente, que foi alvejado por disparos. Os terroristas lançaram a bomba sem chegar a atingir o edifício nem causar feridos, segundo a notícia do jornal nigeriano.
Houve ainda dois ataques registrados nas cidade de Damaturu e um em Gadaka, no Norte da Nigéria. Ambas as cidades ficam no Estado de Yobe, que tem sido o epicentro da violência entre forças de segurança do governo e militantes do Boko Haram.
Analistas acreditam que os ataques quase simultâneos têm sinais de uma ofensiva coordenada por parte dos militantes islâmicos fundamentalistas. O Boko Haram - cujo nome significa "educação ocidental é proibida" - costuma ter instituições do governo, igrejas e organizações internacionais como alvos de seus ataques.
Em agosto de 2011, a organização realizou um ataque contra a sede da ONU em Abuja, em que mais de 20 pessoas foram mortas. Ao longo desta semana, quase 70 pessoas foram mortas durante combates entre forças da Nigéria e pistoleiros ligados ao Boko Haram, na região Nordeste do país.
Em entrevista à BBC, Yushau Shuaibu, porta-voz das forças de emergência da Nigéria, a explosão em Madalla danificou seriamente a igreja a expectativa é de que o número de mortos vá aumentar.
De acordo com o editor da BBC África, Martin Plaut, o ataque em Jos, situada no chamado Cinturão do Meio, entre as regiões Norte, predominantemente islâmico, e o Sul, de maioria cristã, pode ter impactos ainda mais perigosos que o atentado perto de Abuja.
Mais de mil pessoas foram mortas em atos de violência religiosa e étnica em Jos nos últimos dois anos. De acordo com o editor, há temores de que o mais recente ataque possa desencadear um conflito de grandes proporções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para que você possa comentar é preciso estar logado.