terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A Música como meio para evangelizar.

Não se conhece nenhum povo que não tenha feito uso da música. Todas as culturas usaram e usam de alguma forma a música, seja nos momentos de tristeza, alegria, trabalho e contemplação, e inclusive nas ocasiões de luto. Até mesmo a natureza mais selvagem tem seus sons e suas melodias.

Também nesta combinação de sons e silencio Deus fala ao homem. A música é uma arte, a composição católica ou gospel é dom de Deus, É voz de Deus. Como é gostoso ouvir uma boa música, nos deixarmos envolver por melodias que nos colocam em total sintonia com o céu. Quantas pessoas alcançarão a graça de mudar de vida por meio de uma canção? Quantos jovens deixaram as drogas simplesmente por que escutaram o refrão de uma boa música?

A música é um dialogo entre o compositor e o ouvinte, e neste dialogo nasce uma intimidade, entre aquele que ouve e a canção tocada, a mensagem expressa por meio da melodia passa a fazer parte da vida daquele que e a traz para o coração. 

Evangelizar é dever de todos os batizados, mas evangelizar por meio da música é para poucos. Fico triste ao observar o comportamento de muitos cantores católicos, no que diz respeito à forma como eles tem se deixado levar cada vez mais, pelo fator econômico, principalmente depois que a Som Livre abraçou a causa da música sacra. Tem se buscado em primeiro lugar o lucro, depois o “outro” objetivo que é a evangelização, pelo menos é o que tem se deixado transparecer, principalmente depois das manifestações que estão se levantado em sentido contrario ao trabalho que este blog tem feito.

Manifestações puramente fundamentadas na preocupação com a questão econômica. Acaso vocês que estão se opondo a este modo de evangelização se esqueceram do que disse Jesus no Evangelho de Mateus 6, 24-33? E mais precisamente no versículo 33? Disse Jesus: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo”. (Mt 6, 33).

Estão falando em processo, como pode um cristão processar o outro, simplesmente por que o outro está evangelizando? Ora, a maioria dos compositores costuma dizer que foram inspirados por Deus para escreverem determinadas canções, daí, logo se conclui que, por mais que a música leve o nome dele como autor, aquela melodia não pertence a ele, e sim a Deus que o inspirou.

Imagino a dificuldade que encontram os ministérios de música para gravarem um cd, não deve ser fácil, assim como evangelizar seja por qual meio for também não é fácil, não foi fácil nem para o próprio Jesus, mas se o cd tem como objetivo a evangelização, não vejo nenhum problema em ser disponibilizado para download em um blog que somente tem um intuito: a evangelização.

Por isso me posiciono a favor deste trabalho, e  peço a Deus por aqueles que se opõem para que nunca falte para eles e para os seus familiares o necessário para a manutenção da vida, e que busquem a casa dia anunciar Jesus Cristo, por meio de suas canções, que seja Jesus objetivo principal de cada ministério católico e gospel, que tudo seja por meio Dele e para Ele.

Em Jesus.

Seminarista Wesley Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para que você possa comentar é preciso estar logado.