domingo, 25 de dezembro de 2011

Explosões matam 19 em Igrejas na Nigéria na Missa de Natal (25/12/2011).

Enquanto aqui no Brasil as pessoas brincam em ser Cristãos, fora do Brasil elas estão morrendo. Nunca na história do cristianismo os Cristãos foram tão perseguidos.


Este é o testemunho que esses irmãos dão aos que gostam de dançar na Santa Missa, e os que dizem "Sola scriptura". Leiam a notícia:
Abuja, 25 Dez (Reuters) - Uma forte explosão atingiu uma igreja católica nos arredores da capital da Nigéria, Abuja, durante uma cerimônia de Natal neste domingo, matando muitas pessoas, segundo disseram moradores, sendo que um deles contou 19 corpos.

Os serviços de emergência disseram que 12 corpos haviam sido resgatados do local até o momento, e no início disseram não haver ambulâncias disponíveis para evacuar todos os mortos e feridos.

Testemunhas afirmaram que a Igreja Santa Teresa em Madala, distrito-satélite de Abuja, a cerca de 40 quilômetros do centro da cidade, estava lotada e que havia muitos mortos pela explosão, que também estourou janelas de casas vizinhas.

"Nestes três veículos, há 15 corpos", disse à Reuters um funcionário da Segurança Rodoviária Federal, apontando três ambulâncias.

Horas mais tarde, outra explosão ocorreu na Igreja dos Milagres e da Montanha do Fogo em Jos, cidade com uma mistura étnica e religiosa, de acordo com relatos de testemunhas e policiais.

Um cinegrafista da Reuters no local disse que viu um policial levemente ferido por essa explosão, mas não havia relatos de outros feridos.

"Eu ouvi a explosão. Minha casa tremeu", disse o morador Tony Akpan, sobre a explosão em Madala.

"Eu saí para a frente da igreja para ver o que aconteceu. Contei 19 corpos, muitos deles mutilados, e cinco veículos destruídos."  

"Saímos da igreja com minha família quando ouvimos a explosão", disse Timothy Onyekwere, outra testemunha. "Eu apenas corri para fora. Agora ainda não sei onde estão minhas crianças e minha esposa. Não sei quantos foram mortos, mas há muitos."

Alguns disseram que a explosão foi no interior da igreja e outros pensavam que ela veio do lado de fora.

O porta-voz da Agência Nacional de Administração de Emergências (NEMA, na sigla em inglês), Yushau Shuaib, que anteriormente havia confirmado ter havido uma explosão na igreja, mais tarde divulgou um comunicado dizendo que a bomba explodiu em uma estrada próxima.

LIGAÇÃO COM O BOKO HARAM?

Não se sabe quem explodiu a bomba, mas as forças de segurança nigerianas estão combatendo o grupo islâmico Boko Haram, que quer impor a "sharia", a lei islâmica, no país que é dividido em partes quase iguais entre cristãos e muçulmanos.

"Estamos presentes lá, evacuando os mortos e feridos, mas infelizmente não temos ambulâncias suficientes", disse o porta-voz da NEMA por telefone. "A maioria das nossas ambulâncias foi operar nas principais estradas do país", acrescentou.

Um repórter da Reuters no local disse que toda a área em torno da igreja foi isolada pela polícia. O repórter viu milhares de jovens furiosos montarem barricadas de fogo na estrada principal que vai de Abuja ao norte majoritariamente muçulmano da Nigéria.

A polícia e os militares tentavam dispersá-los com disparos para o ar de gás lacrimogêneo em meio a cenas caóticas.

O Vaticano condenou o atentado. Seu porta-voz, Padre Federico Lombardi, disse à Reuters que o Vaticano espera que "essa violência sem sentido não enfraqueça a vontade do povo nigeriano para viver pacificamente e promover o diálogo em seu país."

Ninguém reivindicou a responsabilidade, mas a seita islâmica Boko Haram foi acusada por dezenas de atentados a bomba e tiroteios no norte, e reivindicou a autoria de dois atentados em Abuja neste ano, incluindo o primeiro atentado suicida nas instalações da ONU em agosto, que matou pelo menos 23 pessoas.

Na última noite de Natal, uma série de atentados a bomba em torno de Jos matou 32 pessoas e outras morreram em ataques em duas igrejas no nordeste do mais populoso país africano.

Tiroteios entre as forças de segurança e o Boko Haram mataram pelo menos 68 pessoas em dois dias de combates no norte da Nigéria, disseram autoridades e fontes do hospital no sábado.

(Reportagem de Felix Onuah e Tife Owolabi in Jos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para que você possa comentar é preciso estar logado.