O Papa, Sucessor de S. Pedro?
Esta é uma objeção (ou acusação) comum entre os “crentes”, querendo que os católicos provem que o papa é vigário de Cristo e sucessor de S. Pedro.
Nada mais fácil. Não somente um texto, caro crente, mas muitos textos posso citar-lhe em abono desta verdade.
Nada mais fácil. Não somente um texto, caro crente, mas muitos textos posso citar-lhe em abono desta verdade.
Vou provar-lhe claramente, pela história, pelo bom-senso e pela Sagrada Escritura, que o papa é o sucessor legítimo e verdadeiro de S. Pedro e, como tal, depositário de toda primazia, autoridade e poder do mesmo S. Pedro.
E depois de ler estas provas, se o amigo tiver sinceridade e bom senso, será obrigado a reconhecer a verdade provada.
1. Transmissão do poder
O amigo quer um texto que o prove que o papa é sucessor de S. Pedro; eu lhe peço um único texto que prove que ele não o seja. Esta verdade foi sempre aceita por todos, de modo que, para combatê-la, é preciso provar com um texto, como pelo bom-senso, que estamos errados.
Ora, protestante só nega, nada afirma nem prova! Só quer que provemos. Pois bem, provaremos, porque a verdade tem provas, enquanto o erro só ataques e negações.
Tome, pois, a sua Bíblia, pois é baseado sobre ela que vou mostrar-lhe a verdade da teste católico e o erro da negação protestante.
Abramos o evangelho, para aí verificar as palavras divinas da investidura perpétua dos apóstolos, para serem enviados do Cristo (Mt 28, 18-20): “É-me dado todo o poder no céu e na terra; ide pois e ensinai a todos os povos e eis que estou convosco todos os dias até a consumação do mundo.”
Que quer dizer isto, crente?
Cristo tem todo poder, é a primeira parte.
Cristo transmite este poder, é a segunda parte.
Aos sucessores dos apóstolos, é a terceira parte. É este terceiro ponto que os protestantes não sabem compreender, apesar da lógica insofismável.
Cristo transmite este poder, é a segunda parte.
Aos sucessores dos apóstolos, é a terceira parte. É este terceiro ponto que os protestantes não sabem compreender, apesar da lógica insofismável.
Eu pergunto agora: Cristo transmitiu este poder unicamente aos apóstolos presentes? Não pode ser, pois os apóstolos deviam morrer um dia, como todos os homens morrem, ele diz: “estarei convosco até a consumação do mundo”. Devia dizer: estarei convosco até o fim de vossas vidas.
Mas não, nada disso, Ele promete estar com os apóstolos até o fim do mundo! Que quer dizer isto? É simples. Cristo não se dirige aos apóstolos, como pessoas físicas, mas sim como um corpo moral, que deve perpetuar-se nos seus sucessores e hão de durar até o fim dos tempos. Que esplendor de evidência!
Estarei convosco e com vossos sucessores até ao fim do mundo (Mt 28,20). Este texto ao pode ter outro sentido sem cair na mais flagrante contradição. Eis o que prova claramente que o bispo de Roma, que é o papa, é o sucessor de S. Pedro.
Vamos à segunda parte, mostrando que S. Pedro e seus sucessores são vigários de Jesus Cristo. Abra de novo sua Bíblia, amigo crente, em Mt 16,18. Cristo pergunta aos apóstolos: “E vós, que dizeis que eu sou?” (Mt 16,15). Pedro, como chefe dos apóstolos, responde em nome de todos: “Tu és Cristo, o Filho de Deus vivo” (Mt 16,16).
Jesus proclama Pedro bem-aventurado por ter sido escolhido pelo Padre eterno, a quem ele mesmo revela esta grande verdade (Mt 16,17) e como para confirmar aquele que acabava de ser escolhido pelo Pai eterno, Jesus diz a S. Pedro: “Eu te digo, tu és Pedro (em aramaico pedra) e sobre esta pedra eu edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno (que são os erros e as paixões) nunca prevalecerão contra ela” (Mt 16,18).
Como isto é claro e positivo! Jesus Cristo muda o nome de Simão em pedra (aramaico: Kephas, significa pedra e Pedro, numa única palavra, como em francês Pierre é o nome de uma pessoa e nome do minério pedra).
Deus fez diversas vezes tais mudanças, para que o nome exprimisse o papel especial que deve representar a pessoa. Assim, mudou o nome de Abrão em Abraão (Gn 17,5), para exprimir que devia ser o pai de muitos povos.
Mudou ainda o nome de Jacob em Israel (Gn 32,28) para significar a força contra Deus. Assim Jesus Cristo mudou o nome de Simão em Pedro, para significar que deve ser a pedra sobre a qual estará fundada a Igreja, sendo seu construtor o próprio Cristo.
E esta Igreja nunca poderá ser vencida nem corrompida pelo erro. Como isso pulveriza o protestantismo, que pretende que a Igreja de Pedro errou, viciou-se e foi reformada por Lutero! Neste caso, falhou a palavra de Cristo! Cristo mentiu!... e as portas do inferno prevaleceram contra a Igreja fundada sobre Pedro, feito pedra. Pobre crente, reflete um instante.
2. Tu es Petrus
Este texto é capital e de uma significação transcendente. Sobre a sua clareza meridiana, não levantaram a menos sombra de dúvida quinze séculos de cristianismo.
A interpretação pessoal protestante envolveu este texto numa névoa tão densa de sofismas, que eles julgam ter abatido este farol luminoso, que entretanto continua e continuará sempre a iluminar este mundo.
O texto, de fato, é tão claro, que todos os sofismas têm de abater-se diante do seu fulgor. Ele não precisa de explicação ou de comentário, basta-lhe a própria luz e a serenidade do leitor.
Tu es Petrus... Qual a interpretação literal destas palavras? Qual o seu valor demonstrativo?
Pelo seu sentido literal, imediato, S. Pedro é constituído pedra fundamental da Igreja.
Para iludir as momentosas consequências deste sentido óbvio e espontâneo, os pastores costumam distinguir entrePedro e pedra. Eis como raciocinam:
O Pedro do primeiro membro: tu es Petrus (tu és Pedro) é o apóstolo.
A Pedra do segundo: super hanc petram (e sobre esta pedra) é Cristo.
Assim, sobre esta pedra (não sobre S. Pedro) foi edificada a Igreja.
A Pedra do segundo: super hanc petram (e sobre esta pedra) é Cristo.
Assim, sobre esta pedra (não sobre S. Pedro) foi edificada a Igreja.
Tal distinção é injustificada, ridícula, contrária às regras comezinhas da hermenêutica!
Quem, livre de preconceitos, lê o passo de S. Mateus, fica logo persuadido que em todo ele Cristo se dirige a Pedro.
Mt 16,18: “E eu te digo, tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; e eu te darei as chaves do reino dos céus: e tudo o que desatares sobre a terra, será desatado também nos céus”.
Em toda essa passagem é claro que o Salvador se dirige exclusivamente a Pedro; sem o mínimo desvio das palavras, nem no sentido.
Eu te digo ... “Tu és Pedro... sobre esta pedra edificarei... Eu te darei... o que desatares...”
S. Pedro é a pessoa a quem tudo é dirigido... é ele o centro de todo esse texto.
Eu te digo ... “Tu és Pedro... sobre esta pedra edificarei... Eu te darei... o que desatares...”
S. Pedro é a pessoa a quem tudo é dirigido... é ele o centro de todo esse texto.
Todos os membros do texto se articulam, seguem-se num todo, cuja continuidade não é possível interromper sem lhe quebrar as harmonias divinas.
Admitindo-se a interpretação protestante cai-se necessariamente no mais ridículo disparate. Eles dizem que o sentido é o seguinte:
Eu te digo: tu és Pedro, e eu edificarei a minha Igreja sobre mim... e eu te darei as chaves do reino dos céus e tudo o que desatares... Poderá haver mais desconjuntada incoerência de sentido? Mas desalinho de construção?
É impossível imaginar no espírito do divino Mestre tanta versatilidade de ideias e tão incoerente falar.
Que coisa ridícula seria admitir que o Salvador nem soubesse exprimir uma verdade tão fundamental, como é a da supremacia do chefe da Igreja.
Tu és Pedro, diz o Mestre, e os protestantes dizem que não, que a pedra é Cristo.
É como se Jesus dissesse: Simão, tu és Pedro, mas não edificarei sobre ti a minha Igreja, porque não é pedra, senão sobre mim.
Uma tal linguagem não seria indigna dos lábios divinos?! Não, não... tudo isso é grotesco... Não há necessidade de tantos rodeios, de tanta explicação: Tu és pedra.
Tal pedra é Pedro e é sobre Pedro que Cristo edificou a sua Igreja.
3. Vigário de Cristo
Concluamos com uma citação do Pe. Leonel Franca: a Igreja e a Reforma, que aconselho ao crente de ler e estudar.
O Evangelho nos diz que S. Pedro é o fundamento sobre o qual Jesus construiu sua Igreja, sociedade visível que há de durar até ao fim dos tempos e contra a qual não hão de prevalecer as portas do inferno. De um lado a firma a perenidadeda Igreja; de outro constitui a Pedro sua pedra fundamental. Ora a perpetuidade de um edifício é essencialmente condicionada pela estabilidade de seus alicerces. Repudiando esta pedra fundamental, que é a sua autoridade de governo, a Igreja apartar-se-ia das intenções de Cristo, destruiria a própria organização constitucional que lhe impôs a vontade de seu divino Fundador.
No dia em que viesse a faltar o principado hierárquico de Simão, a pedra escolhida pelo Salvador, as portas do inferno teriam prevalecido. Sem base, o edifício cairia em inevitável ruína.
Esse dia não despontará nunca! Há 20 séculos que todos os poderes da terra, coligados, arremetem-se contra essa rocha firmada pela mão de Deus. Há 20 séculos que a dinastia dos sucessores de Pedro continua na história, como um milagre vivo, sem exemplo na ordem moral.
Digitus Dei est hic! É o selo da divindade. Reflita sobre isso, caro crente, em vê de atacar, incline-se reverente diante desse milagre permanente, de Pedro sobrevivendo em seus sucessores até o fim do mundo (Mt 28,20), diante do papa, sucessor de S. Pedro e vigário de Cristo, como o foi o próprio Pedro.
Fonte: Luzes nas Trevas (1955), Padre Júlio Maria
Estou abismado com tanta bobeira, escrita aqui, pedro chefe dos apostolos, em que biblia leram isso, predro significa fagulhas de pedra.
ResponderExcluirpedro era casado, pois Jesus curou a sogra de pedro. se tiver bom senso meu amigo.
quanta baboseira. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Prezado "adorador", salve Maria a Mãe do meu Senhor! (Lc 1,43)
ResponderExcluirEu tenho até pena da sua pessoa... Você não sabe nem o que diz, nem vou usar de apologética com você, não vale a pena. A sua exegese é muito fraca.
Você já observou que os protestantes só sabem endagar? Porque não sabem nada!
Me mostre em algum documento da Igreja Católica, que diz que São Pedro nunca teve esposa, por favor me mostre tá?!
Você disse que: "predro significa fagulhas de pedra". Kkkkkkkkkkkkkkk... Muita lenha pra vc ainda!!!
Que eu saiba, Pedro significa do grego: Πέτρος, Pétros, "pedra", "rocha". Jesus Cristo mudou seu nome para כיפא, Kepha (Cefas em português, como em Gálatas 2:11), que em aramaico significa "pedra", "rocha", nome este que foi traduzido para o grego como Πέτρος, Petros, através da palavra πέτρα, petra, que também significa "pedra" ou "rocha", e posteriormente passou para o latim como Petrus, também através da palavra petra, de mesmo significado.
Vocês protestantes são todos uns hereges!!! Só falam baboseiras... "adorador"... Aff!!!